GOCE

goce satellite

O satélite europeu GOCE (Gravity Field and Steady-State Ocean Circulation Explorer) vai estudar a Terra. Vai estudar vulcões, oceanos, clima, e sobretudo o campo gravitacional terrestre, podendo detectar variações mínimas na força da gravidade por todos os pontos do planeta.
“O GOCE mede pequenas alterações da força da gravidade e os instrumentos a bordo podem detectar acelerações extremamente subtis, revelando a forma do planeta (que é não perfeitamente redondo), da superfície, do movimento dos oceanos e da densidade do subsolo.
A força da gravidade à superfície (g) produz uma aceleração de 9,8 metros por segundo quadrado, mas na realidade o valor varia em toda a Terra, com um mínimo no equador (9,78) e um máximo nos pólos (9,83). O satélite da ESA é capaz de detectar variações de aceleração tão pequenas como uma parte em 10 seguidas de 12 zeros.”
goce satellite
Este satélite de 5 metros, que não tem partes amovíveis formando assim um único objecto, foi lançado hoje.
Mas o que tem chamado mais à atenção dos media especializados é a imagem do satélite: bonito, elegante, sexy, com design inovador e aerodinânimo, são alguns adjectivos com que tem sido presenteado.

Leiam mais sobre este satélite: aqui, site oficial, excelente animação, o site da BBC com um filme e a citação: “este é o satélite mais bonito alguma vez construído”, o lançamento na BBC, e no Público.

Vejam o lançamento.

Vejam como funciona a propulsão iónica do satélite, que, acreditem ou não, foi pela primeira vez imaginada no Star Trek:

Vejam mais alguns vídeos fantásticos sobre o satélite:


Com 47 dias de actividade, este satélite concluiu o primeiro mapa detalhado da gravidade terrestre.

2 comentários

3 pings

    • claudete cardoso on 26/09/2011 at 05:49
    • Responder

    Por favor preciso de uma informação que talvez vc possa me ajudar, pois não encontrei nenhuma literatura.
    preciso saber se o asteroide apophis é quadrado.
    será que vc pod me ajudar?
    obrigada

    1. Porque não vê nos links sobre o Apophis?
      http://www.astropt.org/2010/01/02/apophis/
      http://en.wikipedia.org/wiki/99942_Apophis

  1. […] Komarov. Shepard (aqui). Robô. Humor, ao lado. Estação Espacial Internacional. Satélites. GOCE. Fobos-Grunt. UARS. ROSAT. Lixo Espacial. Lançamentos. Colisões. Vaivéns: Discovery, Atlantis, […]

  2. […] elegante satélite europeu GOCE (Gravity Field and Steady-State Ocean Circulation Explorer) completou a sua missão de estudar a […]

  3. […] satélite GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), de que já falamos neste post, mediu a força da gravidade em todos os pontos do planeta, e criou a imagem acima. Leiam em […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights