100 horas de Astronomia

100hoursastronomy

O Secretariado Nacional para o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) dá a conhecer este projecto internacional:
poster 100horas
Entre 2 e 5 de Abril, decorreu um dos mais ambiciosos projectos do Ano Internacional da Astronomia: 100 horas de Astronomia.
Ininterruptamente durante 100 horas alguém, algures no planeta, esteve a observar através de um telescópio, esteve numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a ver como trabalham os investigadores.

Em Portugal:
“De 2 a 5 de Abril, Portugal associa-se às 100 horas da Astronomia.
Trata-se de um dos projectos chave do Ano Internacional da Astronomia que conta já com a participação de mais de 130 países e mais de 1500 eventos registados.
Em Portugal, várias instituições promovem um leque alargado de actividades de grande interesse científico: observação do céu com telescópios, realização de palestras, oficinas, maratonas Messier, projecção de filmes, etc.
Informação actualizada sobre o evento, os recursos e os locais onde decorrem as actividades pode ser encontrada aqui.
O blog do projecto pode ser visto, aqui“.

No Mundo:
“A nível mundial o projecto “100 hours of Astronomy” promete quebrar
recordes. Mais de 1500 eventos em 130 países! Leiam aqui.
Um dos momentos altos do evento será o webcast “Around the World in 80 Telescopes”.
Durante 24 horas, das 09:00 UT (10:00 em Portugal) do dia 3 de Abril até às 09:00 UT do dia 4 de Abril, observatórios de todo o mundo vão abrir as suas portas numa transmissão em directo, por webcast.
Durante o evento serão transmitidas as últimas imagens obtidas pelos telescópios, vários cientistas apresentarão resultados da sua investigação e será fornecida muita informação acerca dos observatórios e da sua importância.
Haverá a possiblidade de envio de mensagens e fazer perguntas aos intervenientes.

Algumas iniciativas concretas:
– 3 de Abril – A Volta ao Mundo em 80 Telescópios, um webcast em directo dos mais importantes observatórios do mundo. A começar às 10 da manhã (hora portuguesa) no Havai, e durante 24 horas, será possível ver como trabalham os astrónomos profissionais.
Vejam o artigo do ESO, e vejam aqui todo o webcast.
– 4 de Abril – Astrofesta Global de 24 horas. Astrónomos amadores de todo o mundo irão disponibilizar os seus meios de observação em locais públicos, de modo a que possam partilhar o céu nocturno com o maior número de pessoas possível.
– 5 de Abril – Sun-day/Dia do Sol. À semelhança da “Alvorada do AIA2009”, este será o dia por excelência dedicado à nossa estrela. As 100 Horas de Astronomia convidam todos com capacidade de observar o Sol em segurança para partilharem a nossa estrela com amigos, vizinhos, ou mesmo desconhecidos a passar na rua.
Mais informações sobre a celebração mundial podem ser encontradas aqui.”