Quiralidade

A quiralidade poderá ser utilizada para descobrir vida extraterrestre.
Quando a composição química de uma molécula permite que os átomos se disponham de duas formas diferentes, nas moléculas originadas por processo não biológicos aparecem as duas formas, enquanto nas moléculas originadas por processos biológicos apenas aparece uma das formas – as moléculas terrestres têm uma orientação para a esquerda.
As moléculas dos seres vivos que nós conhecemos (e sim, temos de nos basear no que conhecemos) apresentam quiralidade.

Um grupo de cientistas do NIST teve uma ideia original, de poder descobrir a presença de processos biológicos noutros planetas. A ideia destes cientistas é a de medir a quiralidade da luz reflectida pela superfície de um planeta. Se a orientação da luz for aleatória não haverá indícios de actividade biológica, mas se uma das orientações for favorecida, provavelmente haverá processos biológicos em funcionamento.

É claro que não é uma tarefa simples, ainda nem sequer conseguem aplicar esta ideia à luz reflectida pelo nosso próprio planeta, mas estão confiantes que conseguirão um dispositivo funcional.