João Gregório e extrasolares

Em Maio de 2008, o João Gregório contribuiu com as suas observações para a descoberta e caracterização do XO-5b.
Um trabalho notável de precisão e perseverança. Parabéns João !
O XO-5b tem 1.15 vezes a massa de Júpiter e orbita uma estrela de magnitude 12 e tipo espectral G8V, na constelação do Lince, cada 4.18 dias.
O XO-5b é um planeta atípico dentro da classe dos extra-solares detectados por trânsito. Não se enquadra nas duas classes de planetas extra-solares conhecidos por trânsito.

Em Maio de 2008, houve mais uma descoberta de um planeta extrasolar pela equipa XO, onde está o João Gregório. O XO-4b é mais normal que o anterior.
Mas o mais notável nisto é um astrónomo amador ter em menos de uma semana, o seu nome associado à descoberta de dois planetas extra-solares.

Em Abril de 2009, descobriu-se mais um planeta extrasolar: HAT-P-12b.
No dia em que saiu o paper profissional, o João Gregório foi o primeiro amador a detectar este exoplaneta!
Apesar de um contratempo que teve nessa mesma noite, ainda conseguiu ser o primeiro amador a fazer essa observação!

Parabéns João Gregório!!!