Viagens Espaciais

viagens-espaciais

Provavelmente devem andar a notar que tenho estado um pouco ausente… Isto deve-se a andar a fazer palestras, mesmo que não as divulgue, porque não são abertas ao público.
No dia 3 de Junho de 2009 estive no Centro de Astrofísica do Porto, numa palestra sobre a Conquista Lunar, mas o evento não era aberto ao público que nos lê.
No dia 4 de Junho de 2009, farei palestras para o exército português (EPT e EPS), no Porto e na Póvoa de Varzim, em palestras destinadas só a essa audiência.

Dia 4 de Junho também fiz uma palestra pública.
A palestra foi em Braga, na Universidade Católica Portuguesa. A organização é da Universidade Católica e do Regime de Cavalaria nº 6.

O título da palestra foi Viagens Espaciais.
Os 3 grandes temas, discutidos durante cerca de 1 hora, foram:
1) Política Espacial: as políticas espaciais de diferentes países, nomeadamente o crescente poderio espacial da China, o fim do vaivém espacial Americano (e os seus efeitos na relação com a Rússia) e o novo programa Constellation dos EUA.
2) Viagens Não Tripuladas: projectos como Orion, Daedalus, Ramjet, Solar Sailing, e sistemas de propulsão como, por exemplo, a iónica.
3) Viagens Tripuladas: começa-se pelo nosso Sistema Solar, com Marte à cabeça, mas rapidamente se passa para novas formas tecnológicas de viajar pelas estrelas que poderemos ter nos próximos 300 anos, onde se incluem Generation Starships, Sleeper Ships, tipos de propulsão como a antimatéria, e meios de transporte como Warp ou Hyper.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights