Olimpíadas de Astronomia 2009

cartaz olimpiadas

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro Ciência Viva de Constância, a final da 4ª Edição das Olimpíadas da Astronomia.
As Olimpíadas, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, começaram em Abril, com 200 alunos de 48 escolas portuguesas.
Este evento é direccionado a estudantes do ensino secundário e tem como objectivos principais incentivar o interesse pela Astronomia, enriquecer os conhecimentos sobre esta ciência, promover o contacto com os profissionais da área e estimular o pensamento científico.

A final da Olimpíadas de Astronomia realizou-se nos dias 5 e 6 de Junho e constou de uma prova teórica e de uma prática de observação.
A prova teórica realizada no Centro Ciência Viva de Constância envolvia a resolução de problemas de astrofísica. Na prova prática os alunos foram colocados perante três problemas observacionais e numéricos que envolviam Saturno, o enxame globular M13 e a nebulosa planetária M57.

Os 10 finalistas / seleccionados para discutir o título vieram de diferentes regiões do País: dois alunos de Vila Praia de Âncora (Ancorensis – Cooperativa de Ensino), dois de Palmela (Colégio St. Peter’s School) e ainda um estudante de Valadares (Escola Secundária Joaquim Ferreira Alves), um de Barcelos (Colégio Didálvi), um de Santa Cruz das Flores (Escola Básica e Secundária das Flores), um de Espinho (Escola Secundária Manuel Gomes Almeida), um da Maia (Escola Secundária da Maia) e outro de Viseu (Escola Secundária Alves Martins). Este ano, a iniciativa que foi organizada por Pedro Gual, teve como juri Filipe Gameiro, Catarina Lobo, Mercedes Filho e Alexandre Costa.

O ano passado ganhou Mariana Alves Vargas, aluna com 16 anos e pertencente ao 11º ano do Colégio St. Peter’s School, em Palmela.

Pela primeira vez na história das Olimpíadas de Astronomia houve dois alunos que se classificaram ex-aequo na primeira posição, sendo que os alunos foram aqueles que haviam sido o vencedor e o segundo classificado da edição anterior.
Os primeiros classificados, Mariana Vargas (a vencedora do ano transacto) e João Tiago Rodrigues (Esc Sec Joaquim Ferreira Alves) receberam um cheque de compras de astronomia no valor de 1100 euros.
O 3º classificado (Pedro Miguel Borlido da Ancorensis – Cooperativa de Ensino de Vila Praia de Âncora) recebeu um cheque de compras de astronomia de 700 euros.
olimpiadas 2009

Vídeo com a Mariana Vargas:

2 pings

  1. […] – Olimpíadas: Astronomia (2010, 2009). […]

  2. […] ganhou a Mariana Vargas. Em 2009, ganhou a Mariana Vargas ex-aequo com João Tiago Rodrigues, como podem ler aqui. Em 2010, ganhou a Mariana Vargas. Posts relacionados:Olimpíadas de Astronomia 2009II […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.