Baratas

Já se sabe que as baratas terrestres são extremamente resistentes. Passar uma hora sem oxigénio, passar um mês sem comida, levar com altas doses de radiação, são alguns dos seus vários feitos. Só isto, já nos merece respeito.
cockroach.jpg

Entre 14 e 26 Setembro de 2007, uma experiência feita a bordo do satélite russo Foton-M, mostrou que as baratas nascidas em condições de micro-gravidade são ainda mais resistentes, desenvolvem-se mais rapidamente, correm mais depressa, e são mais energéticas, que as suas “irmãs” nascidas na Terra. São super-baratas!

A conclusão para os Humanos será: não deixem as baratas irem para o espaço, senão as histórias nos filmes MIB – Homens de Negro , e Starship Troopers, podem-se tornar bastante familiares…
starship-troopers-bug.jpg

Por outro lado, ficou-se a saber que as baratas poderão ser-nos bastante úteis em termos de saúde:

“As baratas são alvo de um sentimento misto de nojo e desprezo pela humanidade. Por um lado, associamo-las ao lixo e porcaria e por outro são ultra-resistentes. Mas são estas características que justificam a produção de moléculas capazes de matar bactérias perigosas, e que podem dar origem à nova geração de antibióticos.
(…)
Os cérebros das baratas e das lagostas contêm nove moléculas que são tóxicas às estirpes das bactérias resistentes aos antibióticos. Utilizando estas substâncias em laboratório, o investigador conseguiu uma mortalidade superior a 90 por cento em bactérias perigosas (…)”
Leiam mais, aqui.

1 comentário

    • Graciete vVrgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 25/01/2013 at 17:04
    • Responder

    Eu sempre pensei que na Natureza todos os seres têm a sua função. Mas, francamente, das baratas não gosto!!!!
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights