GOES-O em órbita

2009-3854-m

A ULA (United Launch Alliance) colocou em órbita o satélite GOES-O (Geostationary Operational Environmental Satellite) às 2251:00UTC do dia 27 de Junho de 2009. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Delta-4M (4,2) (D342) a partir do Complexo de Lançamernto SLC-37B do Cabo Canaveral, Florida.

Após o seu período de testes em órbita o satélite irá receber a designação GOES-14 e o seu comando transferido para a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). O satélite deverá atingir a órbita operacional a 8 de Julho. No lançamento o GOES-O tinha uma massa de 3188 kg.

Os satélites GOES estão equipados com sistemas de observação e detecção que permitem a recolha de dados atmosféricos necessários para as previsões meteorológicas. A bordo seguem também sensores para medir as partículas energéticas que têm origem no Sol, para a monitorização do campo geomagnético da Terra e para a observação de emissões de raios-x e ultravioleta provenientes da potentes explosões solares e que podem interferir de forma séria nas comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights