Parus e Sterkh-1 em órbita

picture

As forças militares espaciais russas levaram a cabo o lançamento de dois satélites a partir do Cosmódromode Plesetsk às 0357UTC do dia 21 de Julho de 2009. O lançamento foi levado a cabo por um foguetãoKosmos-3M a partir do Complexo de Lançamento LC132/1.

A bordo do foguetão lançador seguia um satélite do tipo Parus e o satélite Sterkh-1. Os satélites Parus (também designados Tsikada-M) são veículos militares que fornecem informações de navegação e comunicações rádio às forças navais. Os voos experimentais deste sistema iniciaram-se em 1967, mas devido a problemas técnicos com o nível de precisão oferecida o seu desenvolvimento foi atrasado tendo os voos de ensaio sido somente iniciados em 1974 e o sistema só foi aceite para serviço em 1976. Este satélite poderá receber a designação militar Cosmos 2454.

O satélite Sterkh-1 é o primeiro de uma série de satélites civis que irão substituir os veículos Nadezhda no sistema internacional de busca e salvamento COSPAS-SARSAT. Ao contrário dos satélites Nadezhda, os satélites Sterkh não fornecem informação sobre posicionamento global, tendo este serviço sido atribuído ao sistema GLONASS. Assim, os Sterkh são veículos muito mais pequenos que podem ser lançados juntamente com outros satélites.

OKosmos-3M é um lançador a dois estágios capaz de colocar 1400 kg de carga em órbita.

Imagem: NTV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights