Colisão em Júpiter

Em 1994 o cometa Shoemaker-Levy 9 embateu em Júpiter.
Vejam as lições que se tiraram, clicando aqui.

Em Julho de 2009, o astrónomo amador australiano Anthony Wesley descobriu uma mancha negra suspeita na região polar sul em algumas das suas imagens de Júpiter e notificou a comunidade astronómica.
Jupiter-impact

A mancha é muito semelhante em aspecto às célebres cicatrizes provocadas pela colisão, em 1994, do cometa Shoemaker-Levy 9 com o gigante gasoso.
colision

Imagens tiradas em infravermelhos por um telescópio da NASA no Hawai esta madrugada mostram claramente uma pluma de material brilhante projectada acima do topo das nuvens de Júpiter.
Parece realmente tratar-se de uma colisão mas ainda não foi possível determinar que tipo de objecto esteve envolvido.
Podem ler mais detalhes aqui, aqui e aqui.

O Telescópio Espacial Hubble tirou esta fotografia à zona da colisão:
hubble hupiter
Pode-se ver claramente o local de impacto, uma mancha negra na turbulenta atmosfera Jupiteriana.
E essa mancha está em expansão…

Leiam mais, em inglês, aqui, aqui, e aqui.

1. Entendi! Tá explicado, então um belo espetáculo do Céu, e Júpiter nos protegendo! Obrigadoooo

2. Boa tarde!
    Essa semana vi uma matéria sobre uma colisão em Júpiter recentemente, e na quinta passada um meteoro entrou na atmosfera e viu-se uma bolo de fogo em cidades do interior de MG. Como sempre há muitos comentários diversos. Sei que é extremamente normal cair objetos na Terra, mas, poderia algo ter entrado no Sistema Solar e está arremessando corpos por aqui? Como algo maior estar vindo e perturbando as órbitas desses objetos e os arremessando pra ca?
    Obrigado

1. Não.

O que aconteceu são situações absolutamente normais. Existem milhões de pequenas pedras no sistema solar interior.
      Caem objetos na Terra todos os dias. Repito: todos os dias. Desta vez alguém no Brasil viu/filmou. Foi só isso.
      Da mesma forma, estão sempre a colidir objetos com Júpiter. Desta vez, foi somente alguma pedra maiorzita. Nada mais.

Nada há de anormal.
      Se isto não acontecesse, é que seria de estranhar.