Galaxy Zoo

Prepare-se para “caçar” supernovas.
Com o Galaxy Zoo só precisa do seu computador.

Através de uma parceria com o Observatório Palomar e utilizando o telescópio Samuel Oschin, esta é uma excelente oportunidade de observar o céu de uma forma diferente. Ler mais aqui.
Basicamente, o Galaxy Zoo está a fazer um catálogo do Universo.
mergers galaxyzoo

O programa Galaxy Zoo tem estado bastante nas notícias.

Em Janeiro de 2008, astrónomos amadores classificaram 500 galáxias numa zona onde os astrónomos só conheciam 20.

Em Junho de 2008, um voluntário descobriu este objecto verde bastante estranho. Não se sabia o que era este “gás verde” em forma de pequeno homem verde.
little green man

Em Novembro de 2008, percebeu-se que era um jacto de partículas bastante energéticas que estão a ser geradas pelo supermassivo buraco negro existente no centro da galáxia IC2497 que se encontra lá perto, a 60.000 anos-luz de distância!
O objecto chama-se SDSS J094103.80+344334.2, e é popularmente conhecido por “Hanny’s voorwerp” (o que traduzindo quer dizer “objecto de Hanny” – já que foi descoberto pela professora e voluntária do Galaxy Zoo, Hanny Van Arkel).

Em Junho de 2010 tivemos novidades, aqui.
Em Janeiro de 2011, tivemos mais novidades, aqui. E podem ver também na APOD.

Em Julho de 2009, voluntários do Galaxy Zoo descobriram “Green Peas” – ervilhas verdes -, galáxias raras, verdes, pequenas, e que formam imensas estrelas!
nighblizzard-1st-pea
Leiam sobre isto, em inglês, aqui, aqui, e aqui.

2 comentários

1 ping

    • Gino Carneiro Maciel on 31/12/2011 at 20:53
    • Responder

    Oi…
    Praticamente, todas as noites, eu acesso a Net… E nos finais de semana, estou on 24hs (pratico jogos on, sem finalidade alguma, até q durmo com o micro ligado).

    Quero participar tb… De onde e como devo começar?

    Ao seu dispor,
    Gino.

    1. Há vários programas em que pode participar a partir de casa, desde caça a transmissões extraterrestres até classificar galáxias.

      Neste caso, leia aqui:
      http://www.galaxyzoo.org/how_to_take_part

      abraços

  1. […] O primeiro objecto deste tipo foi descoberto em 2007 por uma professora holandesa, Hanny van Arkel, enquanto colaborava no projecto Galaxy Zoo, uma iniciativa que envolveu cidadãos de todo o mundo na classificação de mais de 1 milhão de galáxias catalogadas no Sloan Digital Sky Survey (SDSS). Os 20 novos objectos foram encontrados no seguimento deste projecto, em que foi pedido a 200 voluntários que examinassem 15 mil imagens de galáxias no SDSS para tentar identificar objectos semelhantes ao Hanny’s Voorwerp (“Objecto de Hanny”). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights