Espresso

planetas

O Público de hoje, na primeira página, traz a notícia de portugueses à procura de planetas como a Terra.
Não é de vida, mas sim de planetas parecidos com a Terra, com similares massa, tamanho, e distância à estrela.

“Há uma equipa de cientistas em Portugal envolvida na construção de um instrumento que poderá vir a detectar planetas com uma massa igual à da Terra. A missão do Espresso (Echelle SPectrograph for Rocky Exoplanet and Stable Spectroscopic Observations) é procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida.
A liderar a equipa em Portugal está o astrofísico português Nuno Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que já participou na descoberta de outros exoplanetas.
(…)
O Espresso não vai permitir ver se os planetas encontrados têm ou não vida mas, pelo menos, espera-se que seja capaz de encontrar alguns locais com potencial.
(…)
O instrumento do Espresso deverá estar pronto em 2014. E pronto significa que estará instalado num telescópio pronto a funcionar – neste caso, no VLT (Very Large Telescope) do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile.
“Este instrumento tem uma particularidade porque vai permitir juntar a luz dos quatro telescópios gigantes. Como se fosse o maior do mundo, sendo quatro separados. Isto alguns anos antes de estar concluído o EVLT [Extremely Very Large Telescope] que o ESO está a preparar”, nota o astrofísico (Nuno Santos).
(…)
Espera-se também que o Espresso seja útil na validação de outras detecções que são feitas de outras formas. Há descobertas de exoplanetas que precisam de confirmação para que se perceba de que tipo são.
(…)
Mas, afinal, o que tem o Espresso de especial? “Vai conseguir medir a velocidade de uma estrela, percebendo se ela se está a aproximar ou a afastar, com uma precisão de dez centímetros por segundo. Ou seja, se a estrela variar a sua velocidade em dez centímetros por segundo de um dia para o outro, nós seremos capazes de o detectar”, afirma Nuno Santos, adiantando que os actuais instrumentos (como o HARPS) conseguem um metro por segundo.
O método usado é diferente e, em vez do trânsito (cruzamento do planeta em frente da estrela), usa-se a dinâmica do sistema. Para que se perceba melhor, tratar-se-á de um equipamento com uma tal precisão que seria capaz de acompanhar a queda de um alfinete na superfície da lua. O plano é usar os quatro telescópios do VLT e juntar a luz num espectógrafo.
(…)
Além de Portugal, a construção do Espresso inclui a Suíça, Itália e Espanha. Em Portugal, a equipa funciona num consórcio com duas instituições (as universidades do Porto e Lisboa) e três unidades de investigação. Do projecto global, orçado em dez milhões de euros, o ESO garante metade do financiamento e os países têm de assegurar o resto. A Portugal cabe uma parcela que terá de rondar, pelo menos, um milhão de euros. (…)

Leiam a notícia completa, e comentários (90% deles são ridículos e ignorantes), clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights