Ecos da Astrofesta

astrofesta09
A Astrofesta 2009 decorreu de 29 Julho a 2 de Agosto no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
Começou dia 29, com uma palestra às 18h, intitulada “Galileu – Imaginação, curiosidade, incompreensão”.
Dia 30, foi a vez da palestra “Eddington e o eclipse do Sol de 1919 para confirmar a Teoria da Relatividade Geral”.
Dia 31 foi a Sessão Oficial de Abertura, seguida de algumas palestras.
Dia 1 de Agosto, sábado, foi o dia em grande da Astrofesta, com várias palestras, actividades diversas, e observações astronómicas.
Algumas palestras dos nossos colaboradores:
18:40 – Um pé na Lua, há 40 anos – José Matos (FISUA)
19:20 – O Observatório de Braga – João Paulo Vieira (ORION)
20:00 – Lua: mitos e realidade – Jorge Fonte (Astrotaipas)
20:40 – Astrofotografia para todos – Miguel Claro (APAA)
Dia 2 de Agosto será a Sessão de Encerramento, com a palestra “O Legado de Eddington e Einstein”.
Vejam todo o programa, clicando aqui.

IMG_4366Recebi umas fotos da Astrofesta. Achei-me, por isso, na obrigação de deixar aqui o meu testemunho da Astrofesta 2009, a 10º em que participo como espectador/palestrante. Relativamente às fotos em questão, foram tiradasno sábado, 1 de Agosto, após o almoço. Como é habitual, nestas coisas as palestras vão-seprolongando um pouco para lá do estipuladoe, apesar da palestra do Bruno Henriques (Desde o Big Bang até à formação das estrelas) do instituto de Cosmologia e Gravitação de Portsmouth ter começado quase na hora certa, a partir daí os atrasos foram-se acumulando. Logo a seguir o Guilherme de Almeida trouxe-nos um tema pouco explorado, mas que foi abordado de uma forma interessante – “Como colimar Telescópios.” Antes do intervalo para a “sandes” ainda falou o José Matos do FISUA, no registo a que já nos habituou.

IMG_4419A palestra do José Matos versou sobre a ida do homem à Lua, relacionando, sempre, as missões Apollo realizadas nos finais dos anos 60s e princípios dos 70s com as futuras missões cujo lançamento está previsto que se realize até 2020. O intervalo para comer foi cerca das 20h (Hora para a qual estava marcada a minha palestra). A refeição rápida no café em frente não aliviou muito a pressão sobre os últimos palestrantes. Antes de mim, o João Paulo Vieira da Orion falou sobre o Observatório Astronómico de Gualtar em Braga, tendo estabelecido uma ligação por controlo remoto e convidado os presentes para aproveitarem as potencialidades do mesmo a nível da astronomia amadora e da investigação. Para mim e para o Miguel Claro sobraram pouco mais de 40 minutos.

IMG_4430Assim a palestra Lua: Mitos e Realidades só começou às 21:15, pelo que os 45 minutos que tinha passaram a 20. Uma apresentação que demorou várias horas (Se não dias) a preparar teve de ser comprimida em menos de meia hora. Da meia hora que gastei ainda deixei cerca de 15 a 20 minutos ao último palestrante pois o inicio do concerto era a única coisa que não se podia alterar. Mesmo assim, a apresentação do livro do Guilherme de Almeida passou para depois do concerto.
No final, tendo em conta que a viagem era longa, pois a carrinha que alugamos não oferecia condições mínimas de segurança para infringir a lei ultrapassando os 120 na auto-estrada, lá tivemos de sairsem assistir aoconcerto. Por volta das 2 da manhã chegamos a Braga e fomos todos para casa descansar que apesar de ser Domingo mais logo havia sessões da Astronomia no Verão para realizar!

1 comentário

  1. 1 – Foi realmente "uma seca" como já ouvi a comentarem?

    2 – A assistência foi realmente fraca de somente algumas dezenas?

    Ouvi dizer 60 pessoas no sábado (dia principal)… 🙁

    3 – Como se compara esta astrofesta às outras astrofestas?

    Por exemplo, por ter sido em Lisboa teve mais assistência nalguns dias?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights