Astrovide 2009

Realizou-se o Astrovide, em Castelo de Vide (vejam este mapa).
O organizador é o Acácio Lobo.
O programa deste encontro, encontra-se aqui.
25 de Julho 2009
14:30 Centro Municipal de Cultura – Recepção dos participantes
Palestras:
15:00 Alberto Fernando: Tenerife -Campanha WR140 -Colaboração PRO/AM
16:00 João Fernandes: Galileu Galilei e Ano Internacional da Astronomia
17:00 Intervalo – Observação do Sol
18:00 Rui C. Barbosa: Um Passeio pelo Cosmódromo de Baikonur
19:00 José Matos: Um Pé na Lua 40 anos depois
21:00 Jantar Convívio (Barragem de Póvoa e Meadas)
23:00 Observação Nocturna (Barragem de Póvoa e Meadas

Como iria uma semana de ferias para Vila Nova de Mil Fontes, aproveitei e convenci a minha companhia de férias a passar pelo Astrovide. Infelizmente, já só cheguei a tempo de assistir à palestra da “criatura” (não leves a mal, Rui… :P), Rui Barbosa, que inclusivamente não encontrei mais.

Estava um dia de calor tipicamente alentejano, mas na sala estava-se bem. Fiquei a saber variadíssimas curiosidades sobre o cosmodromo de Baikonur e bastante surpreso com o aspecto geral do mesmo que, sejamos honestos, parece um monte de ruínas… Impressionante como aquilo tudo funciona e coloca coisas e pessoas lá em cima todas as semanas… 🙂

Foi uma pena o Zé Matos não ter conseguido aparecer. Fiquei sem saber o motivo do cancelamento, talvez estivesse desatento, mas como não havia equipamento de som para os palestrantes, o problema pode ter sido esse mesmo… O Acácio Lobo fez o anúncio e eu (e julgo que os outros também) não ouvi metade do que ele disse… Também pode ser esta a explicação para o jantar… Acabei também por não encontrar mais ninguém que conhecesse pessoalmente, para conversar um pouco, o que também é uma pena.

Na barragem, por volta das 22:30 estávamos já em volta da “chaminé” do Raul (newtoniano “home-made”, feio com ópticas Orion e tubo constituído de dois pedaços de tubagem para chaminés de lareiras) que deu imagens muito interessantes mesmo de tudo o que ele apontou: Júpiter e suas luas, M31 – claro! – DUplo enxame em Perseu, Albireo, M4, M20, M8, M6 – sem cartas não faço ideia e nós não tínhamos cartas), M13 entre mais alguns objectos. Foi interessante e pedagógico para muitos dos curiosos que por lá passaram. Também se viu muitos carros a cirandar, houve um até que queria passar para o outro lado e decidiu parar de luzes ligadas mesmo ao pé do Merak do Carlos Seabra (que só vi que era ele nessa altura)… Depois lá veio o dono do carro que bloqueava a passagem e o furgão lá passou…

Em relação a outras edições, nomeadamente a de há 3 anos atrás, muito menos gente. Mesmo muito menos gente, diria que metade, o que é de facto uma pena, mas talvez sinais dos tempos.

Agora os aspectos que, digamos, me “intrigaram”. Quando cheguei quis saber como fazer a inscrição e como seria o jantar convivio. A menina que nos atendeu, inscreveu-nos aos quatro e, quando inquirida sobre o jantar convívio, confirmou que seria na barragem, como é normalmente e como se afigurava no programa distribuído. Também nos informou que, em principio, não seria necessário pagar nada pelo jantar, mas se fosse seríamos avisados. Achei estranho, confirmei com a menina e lá fomos com essa informação. Não ouvi nem fui informado de facto nenhum que contradissesse ou rectificasse a nossa informação (pode ter sido parte da intervenção do Acácio que eu não ouvi) e lá nos dirigimos à barragem.

Chegada a hora do jantar estávamos lá 5 pessoas, 3 cães vadios com uns instintos meio marados, umas pessoas a acampar e outras a “bebericar” no tasco lá do sitio. Ah! E também uma ruidosa família de cegonhas, comodamente alojadas num poste de iluminação 🙂 .

Esperamos até cerca de meia hora para além da hora do jantar e nicles, ninguém ligado ao evento sequer passou… Acabamos por nos dirigir a Castelo de Vide novamente para procurar onde jantar, já com a disposição meio estragada e a minha particularmente estragada, já que eu tinha “vendido” o evento à minha comitiva (um casal amigo e a minha namorada) como sendo dos melhores a que costumava ir…

O que acabou por salvar a noite foi mesmo a observação, já que deu para matar saudades, tirar a ferrugem às técnicas de busca e ver um céu que esteve realmente muito bom durante o tempo que lá estive, embora seja notório o aumento da poluição luminosa em redor do local desde há 3 anos atrás… É o progresso pouco inteligente.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá novamente…

    Acabo de saber pelo Acácio Lobo que este ano não se realizará o Astrovide.
    Tenho muita pena, tenho sido um adepto desde 2004 e entristece-me que se perca este evento.
    A verdade é que os adeptos têm vindo a diminuir e a poluição luminosa a aumentar, mas ainda assim era uma excelente oportunidade de divulgação da astronomia amadora.
    Sendo assim, alguém sabe qual é o próximo encontro? Tirando o Astrovide confesso nunca ter ido a nenhum outro, está na altura de conhecer novos céus 🙂

    Abraço.

  2. Olá Raul,

    Acabou de haver um encontro em Moimenta da Beira.
    http://www.astropt.org/category/encontros/

    Quanto ao AstroVide, também ainda não recebemos informações sobre isso.
    Quando as tivermos, daremos a conhecer
    🙂

    abraço!

  3. Olá a todos,

    Alguém sabe se há Astrovide 2010?
    Enviei um email ao Acácio Lobo, mas ainda não obtive resposta…
    E já agora, onde posso consultar que encontros de telescópios estão programados para este verão? A minha “chaminé” precisa de uma desculpa para ser limpa 🙂

  4. Pessoalmente, tive pena de não ter visto a apresentação do Alberto. Quanto à noite, estive pouco tempo por lá, porque os "caloiros" que estavam comigo e eu próprio estávamos algo cansados da viagem.

    De resto, achei estranho a menina das inscrições não ter dado a informação mais correcta, é pena.

    E sim, concordo, obviamente, que o Astrovide não deverá acabar. Há sempre espaço para corrigir e melhorar, ssim haja vontade 🙂

  5. Já agora, ouvi dizer que o Alberto foi um mestre!!!

    Na parte da observação, o Alberto foi um professor excepcional!

    😀

  6. Durante a tarde, e às horas previstas, tinha havido uma divulgação da missão PRO/AM em Tenerife, no âmbito da campanha para o periastro da WR140, feita por mim, seguida de uma excelente palestra sobre Galileu, pelo Professor João Fernandes.

    Acho que foi uma tarde interessante.

    Fomos informados pelo Acácio Lobo que não haveria o tradicional jantar junto à barragem.

    É de lamentar que essa informação não fosse claramente transmitida a toda a gente, porquanto nós tivemos conhecimento a meio da tarde.

    Quanto à noite de observação, pela parte que me toca, foi uma das mais interessantes dos vários Astrovides.

    E a razão é que, à volta do Obsession, houve sempre gente interessada em observar e em escutar as explicações que eu e outros íamos dando.

    E houve quem tenha olhado por um telescópio pela primeira vez.

    Concordo que o Acácio tem de ponderar melhor alguns aspectos da organização.

    Seria uma pena se o Astrovide viesse a morrer por razões menores.

    Alberto

  7. Olá Nuno,

    Pelo que ouvi dizer o céu era fenomenal e a parte da observação foi excelente. E também que tinha bastante gente.

    Mas lá está… são "relatos"de pessoas sem pontos de comparação com outros anos.

    Tu dizes basicamente a mesma coisa. Que a parte de observação foi muito boa.

    Mas comparando com outros anos, é que foi pior: porque tinha menos gente, mais problemas em termos de organização, e um aumento de poluição luminosa.

    (isto é um resumo do que percebi que escreveste)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights