Brrrr !

antartida

No que diz respeito a locais com condições ideais para a observação astronómica parece que a Antártida é o que está a dar. Depois da descoberta das condições excepcionais existentes no “Dome C” (vejam esta página), uma equipa de americanos e australianos acaba de publicar um estudo que sugere que um outro local, designado de “Ridge A”, pode ter condições ainda melhores. Tratam-se de locais a grande altitude (aprox. 4000 metros), com níveis de humidade ínfimos (fundamental para observações em infravermelhos), temperaturas muito baixas (média de -70 graus Celsius no Inverno) e uma estabilidade atmosférica impressionante. Na realidade, o “seeing” é tão bom que um telescópio colocado num destes locais conseguiria obter resultados quase tão bons como se estivesse no espaço. Naturalmente existem planos para instalar observatórios de elite nestes locais a médio prazo. Vejam a história sobre o “Ridge A” aqui.