Foguetão japonês

japan launch

Há 2 dias atrás foi lançado o veículo de transferência de carga japonês H-2.

“O veículo vai chegar à Estação Espacial Internacional dia 17 de Setembro. Transporta três toneladas de alimentos, equipamento, mantimentos e material de experiências, incluindo dois aparelhos de monitorização terrestre que irão ajudar a seguir as alterações climáticas.”
“O sucesso do lançamento é um marco na história espacial do Japão, já que é a primeira viagem deste veículo de transferência não tripulado. O novo sistema de transporte é importante para o abastecimento da ISS à medida que os vaivéns da NASA vão saindo de circulação durante o próximo ano.”
Leiam o resto, no Público. Leiam em inglês, aqui.

O Japão passa assim a ser uma solução para abastecer a Estação Espacial Internacional, nos próximos anos em que os vaivéns americanos não estarão em actividade.

P-042-17177
A agência espacial japonesa JAXA levou a cabo o lançamento do veículo de carga HTV-1 numa missão de demonstração com destino à estação espacial internacional ISS. O lançamento teve lugar às 1701:46UTC do dia 10 de Setembro e foi levado a cabo por um foguetão H-2B (TF-1) a partir da Plataforma de Lançamento LP-2 do Complexo Espacial de Yoshinubo no Centro Espacial de Tanegashima.

Uma das características que diferencia o HTV (H-2 Transfer Vehicle) dos outros veículos de carga tanto da Rússia como da ESA, é a sua capacidade de transportar cargas de maior volume. Os veículos Progress M e ATV utilizam escotilhas de acoplagem de menor diâmetro, enquanto que o HTV utiliza escotilhas pelas quais é possível se fazer a transferência de maiores volumes. Quando o vaivém espacial for retirado de serviço, os veículos HTV serão provavelmente os únicos capazes de transportar cargas de maiores dimensões.

O HTV irá também levar a cabo manobras de demonstração nas quais serão testadas novas técnicas de navegação. O veículo irá aproximar-se a uma determinada distância da ISS e parar, com a acoplagem a ser levada a cabo depois de ter sido capturado pelo braço robot da ISS.

O HTV transporta alimentos, experiências, material informático, produtos pessoais para a tripulação da ISS e materiais para a manutenção do complexo orbital.

O foguetão H-2B foi desenvolvido na base do foguetão H-2A utilizando um maior tanque de propolente e dois motores LE-7A no primeiro estágio. O primeiro estágio é auxiliado na fase inicial do lançamento por quatro propulsores laterais de combustível sólido.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.