Laúndos em Movimento 2009

NAÇA - unica maneira portugues

Durante três dias, Laúndos esteve “Em Movimento”.
Laúndos é uma freguesia no Concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

Da equipa organizadora deste evento que, ao todo, teve milhares de pessoas a assistir, saliento o meu amigo Guilherme Peixoto, que é o Pároco de Laúndos e de Amorim na Póvoa de Varzim e Capelão Militar na Escola Prática dos Serviços na Póvoa de Varzim e na Escola Prática de Transmissões no Porto.
Ele contactou-me há cerca de 1 ano atrás, com o intuito de organizar um festival em que houvesse um forte teor astronómico. Quando eu lhe disse que não poderia estar presente (devido a nessa data estar a leccionar nos EUA), então a ideia caiu.
Entretanto um seu colaborador, Luís Ramos, tesoureiro da paróquia de Laúndos e professor de Engenharia na Universidade do Minho, sugeriu uma descida de carros artesanais pelo Monte S. Félix.
A ideia foi prontamente acolhida, formou-se uma equipa de trabalho que alargou a actividade a 3 dias e a temática escolhida acabou por ser Astronomia, não como festival de astronomia tal como se pretendia, mas como um despertar o apetite pelo tema.
Então tentou-se fazer algo menor em termos astronómicos, no mínimo a ter esses carros “astronómicos” e uma palestra astronómica de bom nível para a audiência do evento.
A organização contactou de seguida o nome que sugeri: o nosso colaborador José Matos. Mas por motivos de datas, ele também não pôde estar presente.
Assim, foi contactado um outro mentor deste projecto astroPT: José Raeiro, que, pelo que me foi dito, foi excepcional em termos de disponibilidade e gentileza em estar presente neste evento.

O conjunto de actividades teve início na sexta-feira, 18 de Setembro de 2009, com um jogo de futebol entre antigas glórias do Varzim S.C. contra uma equipa de antigas glórias de Laúndos.

No dia 19, da parte da manhã realizou-se uma concentração de carros clássicos e um jogo de futebol entre os participantes.
À tarde, depois de um passeio pela freguesia, teve lugar junto ao campo de futebol uma prova de perícia com esses mesmos carros antigos.

À noite do dia 19, junto à Capela de S. Félix, realizou-se uma palestra sobre astronomia feita pelo José Raeiro, na qual fez uma abordagem geral ao tema e o inseriu no ano Internacional que está a decorrer.
Cerca de 400 pessoas assistiram à palestra, sendo que para a maior parte delas foi o primeiro contacto com o tema.
Apesar de uma grande audiência, o feedback recebido não foi excelente, já que a palestra tornou-se exaustiva, e não conseguiu cativar o público presente, até pelo facto de muitas pessoas estarem à espera das tunas universitárias.
De qualquer modo, acima de tudo, deu para despertar a curiosidade e enquadrar o evento de domingo, que eram os grandes objectivos.
Raeiro - publico
A esta palestra seguiu-se uma apresentação da escola de dança de Laúndos e um concerto com duas tunas da Universidade do Minho, a Afonsina e a TunaBebes.

No domingo, dia 20, de manhã foi feita a bênção dos participantes, a que se seguiram os treinos cronometrados para a prova de carros astronómicos que começou pelas 15h00.
No domingo, existiu igualmente um stand de divulgação da LIPOR, diversas lonas dos nossos patrocinadores, um castelo insuflável para as crianças, e dois stands de automóveis que alugaram o espaço.
Existiu também uma exposição militar com o apoio do Regimento de Cavalaria 6 de Braga através de uma Chaimite (pela importância dessa viatura na história do país) e de uma Pandur, bem como uma cozinha de campanha da Escola Prática dos Serviços que gentilmente ofereceu a sua famosa bola a quantos passaram pela exposição.

Neil Armstrong - corrida
Durante a tarde de domingo existiu o momento mais esperado!
Milhares de pessoas acorreram às ruas para verem os fabulosos, criativos, e rápidos carros astronómicos.
As ruas do Monte de São Félix encheram-se de pessoas para assistir aos momentos divertidos que proporcionaram esta 1ª Grande Descida, onde os carros mais rápidos, o mais original e o mais ecológico foram premiados.
Neil Armstrong
A classificação foi a seguinte: 1º lugar Aventino Carvalho, 2º lugar José Silva, 3º lugar Alexandre Leite e Paulo Marques, que tiveram prémios entre os 500 euros e os 125 euros.
O prémio (200 euros) Carro Mais Ecológico (Painéis Solares) foi ganho por José Alves.
NAÇA em corrida
O prémio (300 euros) para o Carro Mais Original foi ganho pela dupla Hélder Marques e Francisco Marques.
O carro é o da NAÇA, que é o da foto que se encontra no topo deste post, e que diz: “Única Maneira do Português Chegar à Lua”.

Após o sucesso deste Laúndos Em Movimento 2009, pautado pela adesão da população da freguesia, concelho e concelhos vizinhos, a Paróquia de S. Miguel de Laúndos já pensa na 2ª edição em 2010.

1 ping

  1. […] – Actividades: Lisboa, Porto, Coimbra, Laúndos, Estremoz, Paços de Ferreira. Moimenta. Verão. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights