Caverna Lunar

caverna lunar grande
Descobriu-se uma caverna na Lua!
caverna lunar pequena

Cientistas que trabalham com os dados da sonda Japonesa Kaguya descobriram um buraco de 65 metros de diâmetro, que é uma entrada para o sub-solo lunar!
A fotografia foi tirada a 20 de Maio de 2008, mas só agora foi analisada.
Estas cavernas são do mesmo tipo das cavernas em Marte.

O que se passa é que há muito tempo atrás, a Lua teve actividade vulcânica.
Essa lava formou tubos de lava sob a superfície.
Isto passou-se há quase 4 mil milhões de anos atrás.
Quando deixou de existir lava, então em certos pontos a superfície colapsou levando à formação desses tubos ocos (o mesmo aconteceu nalguns pontos do Hawaii). E por vezes esse colapso chegou até à superfície, levando à formação dessas “crateras”, que são entradas para esses actuais tubos ocos sob a superfície da Lua.
tubos de lava
Assim, deverão existir cavernas fruto do colapso de tubos de lava no passado…
Há muitos anos que se teorizava que isto poderia existir na Lua. Podem até ler este “paper”.
Mas agora, foi mesmo encontrada uma dessas entradas!
Esta abertura deve levar a uma caverna que deverá ter um comprimento de cerca de 370 metros de comprimento, e poderá ir até 80 metros de profundidade!

O melhor disto tudo é que estas cavernas poderão servir de refúgio para os futuros astronautas se protegerem da radiação ultravioleta do Sol, das temperaturas extremas, e dos impactos de micrometeoritos, enquanto estiverem na Lua.
Estabelecer-se uma base lunar, torna-se assim mais fácil!

Os astronautas da Apollo 15 notaram que poderiam haver cavernas que tenham 1 quilómetro de largura, o que faz com que até se possa conduzir um carro lunar através delas!

E como essas cavernas feitas de tubos ocos podem durar muitos milhares de milhões de anos, até há quem vá mais longe nas suas especulações.
Há quem diga que devido a serem sítios secos, frios, sem ar, e bastante duradouros, deveria-se colocar lá tudo o que existe da civilização humana. Como uma enorme biblioteca para os nossos descendentes, ou para futuros ETs que passem por lá, após os humanos desaparecerem da Terra (da mesma forma que encontramos papiros conservados em cavernas na Terra, de culturas já há muito desaparecidas).
E também há quem diga que se realmente passaram ETs por esta zona no passado (mesmo antes de haver humanos!), e se esses ETs queriam deixar uma mensagem para a nossa civilização, assim que a nossa civilização atingisse um nível que lhe permitisse viajar até à Lua, então essas cavernas lunares seriam o sítio perfeito para deixarem essa mensagem! Porque, como disse atrás, estão protegidos de processos geológicos e de tempo.
Por fim, até especulam que se esses ETs passaram pela Terra no passado, então podem ter deixado nessas cavernas um registo de como era a Terra na altura em que eles cá estiveram, para nós podermos saber melhor da nossa história.

Bem, fora estas considerações fantasiosas… a notícia da descoberta desta entrada para uma caverna sob a superfície lunar, é fantástica!

1 comentário

1 ping

  1. […] falamos de entradas para tubos de lava no interior da Lua (aqui e aqui) e de Marte (aqui). Podem haver cavernas no seu interior, produzidas de forma natural pela […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights