Estrela de Neutrões em Cassiopeia A

CasANeutronStar

Desde a descoberta das estrelas de neutrões nos anos 60 que os astrónomos tentam detectar uma no centro do remanescente de supernova Cassiopeia A, os destroços de uma estrela que explodiu há cerca de 11000 anos e que terá sido visível na Terra por volta do ano 1680. Todas as tentativas de detecção foram, no entanto, infrutíferas.

Em 1999, logo após o seu lançamento, o observatório de raios-X Chandra obteve uma imagem de Cassiopeia A que apresentava no centro um pequeno ponto luminoso (com forte emissão em raios-X) e que até então não tinha sido detectado.

Pelas suas características e posição central no remanescente, os astrónomos suspeitaram que se tratasse da furtiva estrela de neutrões que procuravam há décadas.
Em Novembro de 2009, finalmente, essa espectativa foi confirmada. O núcleo da estrela que explodiu e deu origem a Cassiopeia A converteu-se numa estrela de neutrões. Mais ainda, a dita está rodeada de uma fina camada de matéria normal que é composta essencialmente por carbono. A existência desta camada é prevista pela teoria mas nunca tinha sido detectada até agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights