New Worlds

O blog “Centauri Dreams” dá conta de uma boa notícia para o projecto New Worlds. O seu mentor, o astrofísico norte-americano Webster Cash, propõe-se obter imagens de sistemas planetários em estrelas próximas utilizando uma combinação de um telescópio espacial e uma nave que transporta uma tela opaca com o objectivo de bloquear a luz intensa da estrela a observar, permitindo a observação directa de eventuais planetas na sua vizinhança. Ao contrário dos coronógrafos tradicionais, os desenhados pela equipa de Cash têm a forma de flores com múltiplas pétalas por forma a minimizar os padrões de difracção produzidos pela luz da estrela. A nave que transporta a tela move-se no espaço por forma a posicionar-se entre o telescópio e a estrela alvo. A precisão do alinhamento tem de ser notável para a técnica funcionar.
4msimnewworlds.png

Existem vários conceitos de missão alternativos. Por exemplo uma das versões do Terrestrial Planet Finder (TPF), envolve uma frota de várias naves com telescópios, em formação, que funcionam como um interferómetro. Pela sua dimensão e pelos desafios tecnológicos que implicam, tais missões têm custos potencialmente muito elevados. A solução de Cash tem o atractivo de ser elegante, tecnologicamente mais simples e mais económica. Podem ver mais informação na página do projecto e vejam em particular as simulações disponíveis.