Al Gieba

stellarium-000

Al Gieba, a estrela gama da constelação do Leão, é uma das minhas duplas favoritas. Trata-se de um belo par de estrelas de cor dourada-alaranjada forte, facilmente observável mesmo num pequeno telescópio. Ambas as estrelas são gigantes, com tipos espectrais K0 e G7, respectivamente.

Em Novembro de 2009, esta estrela dupla tornou-se ainda mais especial. Num artigo, um grupo de astrónomos anunciou a descoberta de um planeta em torno da componente mais brilhante do par. O planeta tem uma massa mínima de 8.8 vezes a de Júpiter e orbita a estrela com um período de 429 dias. A órbita tem uma excentricidade de 0.14. Os dados sugerem ainda a presença de um outro planeta com um período de 1340 dias e uma massa de 2.1 vezes a de Júpiter, mas mais observações são necessárias para confirmar este cenário. A descoberta foi feita utilizando a técnica da velocidade radial, pelo que as massas aqui referidas não são absolutas mas apenas limites mínimos.