Literacia Científica

Nós aqui no blog batemo-nos bastante pela Literacia Científica e pela Racionalidade.
No entanto, Literacia Científica e Racionalidade é algo que faz muito falta pelo mundo. Não só se vê isso na grande maioria dos comentários em jornais online, mas até se prova pelos comentários que recebemos neste post.
Achei interessante estes estudos ocasionais, feitos com o objectivo de mostrar para toda a gente na internet. É pena é não haver ainda destes estudos em Portugal…

Um terço dos Espanhóis pensa que o Sol orbita a Terra! Sendo que em Espanha vivem quase 50 milhões de pessoas, isso faz com que mais de 15 milhões de pessoas só em Espanha não saibam que a Terra orbita o Sol! Leiam aqui.

Os Brasileiros não são muito melhores.
Estes, em astronomia, não sabem por exemplo que o primeiro homem que pisou a Lua foi o Neil Armstrong.

Não sabem quem é o Einstein nem o que fez!

Nem conhecem o nosso mundo (Austrália na América do Norte?).

Estas eram as respostas certas:

Os Britânicos são a mesma coisa (eu fiz um estudo científico sobre isto, quando estudei lá) – infelizmente, por exemplo, não sabem que existe a ESA, apesar de conhecerem bem a NASA.

E a vez dos Americanos (a pergunta do triângulo é sempre a mesma, Star Wars ser uma história verdadeira, e lá está novamente a pergunta sobre Neil Armstrong):

Claro que isto pode ser tudo encenado, como se pode ver neste vídeo sobre os Alemães:

Mas há estudos reais sobre literacia científica, que, independentemente de algumas coisas na net serem falsas, esses estudos são verdadeiros e demonstram o muito que ainda se tem que fazer pela Literacia Científica e Racionalidade das pessoas.

É pena é não haver vídeos com perguntas básicas feitas nas ruas portuguesas…
Existe alguém que queira preencher esta lacuna?