Portugal e os OVNIs

Não há dúvida que desde as primeiras observações de Ovnis nos EUA por Kenneth Arnold, em Junho de 1947, até à sua chegada a Portugal, em Setembro de 1954, passaram 7 anos.
Não sei o que andaram a fazer durante esses 7 anos, mas é um facto que demoraram a chegar a Portugal.
Talvez por ser um país pequeno, quem sabe?
Depois tivemos o pico de observação a seguir ao 25 de Abril, até que nos anos 80 voltaram a desaparecer para voltarem mais tarde, mas já com menos intensidade.

Estes aparecimentos e desaparecimentos são estranhos e coincidem com certos períodos da nossa história social e política que explicam se calhar muita coisa.
Há quem pense que são objectos de origem extraterrestre que nos visitam em certos períodos, mas perante as distâncias interestelares e as dificuldades da viagem, parece-me mais lógico pensar em fenómenos aeroespaciais com origem na Terra ou no espaço circundante.

Muitos destes fenómenos são explicáveis, mas há uma pequena percentagem que ainda resiste à explicação, na minha opinião por várias razões.
Em primeiro lugar, porque alguns são certamente fenómenos raros difíceis de observar com frequência e de estudar.
Depois porque nem sempre os testemunhos que temos são fiáveis e suficientemente detalhados para permitir uma reconstrução do fenómeno.
Há também a hipótese de alguns estarem relacionados com experiências militares, que devido ao seu secretismo não permitem escrutinar os fenómenos.
Depois porque também faltam investigadores científicos sérios para estudar muitos dos fenómenos relatados. Não é fácil arranjar gente que dedique o seu tempo e atenção à explicação de fenómenos estranhos. Muitos não querem estar associados a este tipo de investigação e nem existem apoios sérios para isso. Acredito que se existisse um esforço mais concertado da comunidade científica muitos casos podiam ser deslindados. No entanto, não creio que esta atitude mude no futuro.
Significa que vamos ter sempre uma percentagem baixa de fenómenos não explicáveis, que alimentarão sempre as revistas de ovnilogia e os grupos que vivem o fenómeno.

1 comentário

  1. Os ovnis também chegaram a Portugal em 1947.
    Ver jornal República ( por ex.) com título : Disco voador sobre a Av. da República ?
    Eu era pequeno e estava lá. Era verão e muito calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights