Apophis

neste post escrevi sobre a ameaça dos asteróides.

Um dos asteróides mais famosos é o Apophis.

Numa sexta-feira 13, o Apophis vai passar bem perto da Terra. A 13 de Abril de 2029, irá passar abaixo dos satélites de comunicações.
Existe alguma probabilidade de bater na Terra quando passar por cá 7 anos depois, a 13 de Abril de 2036.
A probabilidade de bater na Terra em 2036 é de 1 em 250.000
Em 2006, novos dados sobre a órbita do asteróide, fizeram-no estar durante algum tempo no nível 4 da escala de Torino, o nível mais alto que algum asteróide já atingiu. Mas voltou ao nível 1, passado pouco tempo.
Ou seja, irá passar bem perto da Terra, mas parece que não irá bater cá. Falha por pouco, mas parece que falha.

apophis4

Leiam os últimos cálculos da NASA. Podem também ler, aqui e aqui.

Não há certezas sobre um potencial impacto do Apophis, devido a não se saber com precisão quanto a sua órbita irá ser afectada na passagem pela Terra em 2029.
É ainda bastante difícil prever com absoluta certeza ao milímetro a trajectória de um asteróide após ele passar perto de um objecto que lhe irá modificar a órbita.

apophis-2029

Os astrónomos Russos também estão preocupados com o Apophis, e a própria Agência Espacial Russa (Roscosmos) está a montar um programa anti-asteróide.
Saiu agora a notícia que a Rússia quer liderar um esforço internacional para deflectir o asteróide Apophis caso ele se torne uma ameaça real.

Vejam aqui o Neil deGrasse Tyson entre os 3 e os 5 minutos:

E aqui o Neil deGrasse Tyson traz-nos uma palestra divertida e preocupante sobre o que poderá acontecer à Terra e à civilização humana, caso o Apophis bata no nosso planeta:

1. Pelas tuas palavras , oq aconteceria se ele colidisse (nao estou dizendo que vai colidir , so estou curioso)

1. Depende sempre da velocidade dele e do ângulo de inclinação quando entrasse na Terra… mas sendo tão pequeno, os estragos seriam tremendos mas locais.

abraço

2. Ajudou bastante ja.

Nao pude me formar em astronomia, pelomenos quero fazer pesquisas e observaçoes mesmo sendo um amador, sou fã da astronomia, parabens pelo seu trabalho.

Obrigado e abraços

1. Olá Dr. Carlos aqui estou eu cá com duvidadas de novo, pesso desculpas pelos encomodos, mas queria tira duas duvidas, como as pesquisas dizem so vai see possivel saber se o apophis esta em rota de colisão com a terra em 2029,mas caso as pesquisas costem que ele esta em colisão com a terra haverá geito de fazer algo? Tem algum metero que realmente esta em rota de colisão com a terra? E se estive, consegueriam fazer alguma coisa a respeito para não colidirem com a terra.

1. Neste momento, dos asteroides e cometas que se conhecem, nenhum está em rota de colisão com a Terra.
        A maior parte deles não se conhecem, por isso esses não se sabe.

Sugiro que leia as últimas perguntas aqui:

Quanto ao Apophis, vai passar perto em 2029 mas não bate.
        Só nessa altura se pode saber com absoluta certeza (ao milímetro), o quanto a gravidade terrestre o vai desviar de modo a saber a órbita exacta dele em 2036.

Sim, 7 anos seria tempo suficiente para o desviar.

3. O link postado me ajudou em algumas duvidas, obrigado.

A respeito do software, stellarium eu tenho, ja o heavens above nunca vi, vou pesquisa-lo, a minha duvida mesmo com relaçao ao calculo de orbita seria como o calculo e feito, por ex, se eu descobrir um asteroide como faria para saber sua orbita, sei que e dificil essa questao porem se tiver alguma sugestao de site ou qualquer informaçao serei grato.

1. ahhh para saber os parâmetros tem o site do JPL.
      Exemplo para o Apophis:
      Diagrama: