Apophis

neste post escrevi sobre a ameaça dos asteróides.

Um dos asteróides mais famosos é o Apophis.

Numa sexta-feira 13, o Apophis vai passar bem perto da Terra. A 13 de Abril de 2029, irá passar abaixo dos satélites de comunicações.
Existe alguma probabilidade de bater na Terra quando passar por cá 7 anos depois, a 13 de Abril de 2036.
A probabilidade de bater na Terra em 2036 é de 1 em 250.000
Em 2006, novos dados sobre a órbita do asteróide, fizeram-no estar durante algum tempo no nível 4 da escala de Torino, o nível mais alto que algum asteróide já atingiu. Mas voltou ao nível 1, passado pouco tempo.
Ou seja, irá passar bem perto da Terra, mas parece que não irá bater cá. Falha por pouco, mas parece que falha.

apophis4

Leiam os últimos cálculos da NASA. Podem também ler, aqui e aqui.

Não há certezas sobre um potencial impacto do Apophis, devido a não se saber com precisão quanto a sua órbita irá ser afectada na passagem pela Terra em 2029.
É ainda bastante difícil prever com absoluta certeza ao milímetro a trajectória de um asteróide após ele passar perto de um objecto que lhe irá modificar a órbita.

apophis-2029

Os astrónomos Russos também estão preocupados com o Apophis, e a própria Agência Espacial Russa (Roscosmos) está a montar um programa anti-asteróide.
Saiu agora a notícia que a Rússia quer liderar um esforço internacional para deflectir o asteróide Apophis caso ele se torne uma ameaça real.

Vejam aqui o Neil deGrasse Tyson entre os 3 e os 5 minutos:

E aqui o Neil deGrasse Tyson traz-nos uma palestra divertida e preocupante sobre o que poderá acontecer à Terra e à civilização humana, caso o Apophis bata no nosso planeta:

1. Ola, sou astronomo iniciante ingressando na astronomia amadora, gostaria de saber se voce conhece algum sofrware que me permite fazer analises detalhadas, calculos de orbitas atraves fotos e videos feitos com telescopios.

Tambem gostaria de perguntar:

Como a Nasa pode afirmar ter catalogado a maioria ou senao todos os phos entre 100 ate 400 metros de diametro sabendo que sao rochas pequenas e possuem um albedo muito baixo mesmo para os melhores telescopios alem de estarem consideravelmente distantes para serem vistos com clareza sem contar com asteroides que possam vir na nossa direçao pela regiao do ceu onde o sol esta?

1 – Não entendi. Tipo Heavens-Above ou Stellarium?

2 – É uma estimativa. Foi com o WISE:

2. Carlos caso o apohis atingisse a terra causaria uma catástrofe
    Global…acabando com a raça humana e varios países……

3. Obrigado Carlos 🙂 abraços

4. Olá!!
    Gostaria de saber quantos e quais são os meteoros ou asteroides que tem a probabilidade de bater na terra?
    E o que aconteceria se um asteroide de porte grande atingisse o sol?

1. Um asteroide atingir o Sol tem uma consequência menor que um mosquito bater num carro.

Quanto à primeira pergunta, sugiro este post:

5. olá ….fiquei sabendo de um asteroide que cairá na terra em 2017.queria saber se existe um possibilidade disso.
    Queria saber tbm sobre o Supervulcão americano . Dizem por ai que esse vulcão pode destruir boa parte da humanidade.
    e tbm queria sabe se existe um possibilidade de qualquer asteroide cair na terra nos próximos anos…?
    Lembrando que são noticia que apenas vi na internet

1. 2017 só há um maluco a dizer:

Existem 40 super-vulcões na Terra. Sempre existiram na Terra.

Quanto a asteroides:

6. Oi Carlos eu gostaria de saber se você ou algum dos astrônomos está prevendo que irá cair algum asteróide na Terra.

1. Dos conhecidos, não.

7. Olá Carlos
    Você concorda que em algum momento o nosso pequeno planeta azul será atingido em cheio por um asteroide potencialmente falando capaz de fazer uma belo e lindo estrago, não me refiro ao Apophis e nem ao de 2019. Já que de acordo com estudos isso aconteceu no passado e certamente se repetirá. Não quero sua opinião baseado apenas em informações concretas que cientistas e astrólogos etc… possuem no momento em relação aos asteroides. Mas quero uma opinião pessoal sua que isso irá acontecer de fato só não sabemos o dia e horário.

1. Astrólogos são vigaristas.
      O que você quer dizer é Astrónomos. Esses sim são os que possuem o conhecimento.

A minha opinião pessoal – digo isto pela 48763ª vez aqui no blog – não conta para nada. O Universo não quer saber das nossas opiniões pessoais.

Quanto à sua pergunta específica, é óbvio que está correto.
      Já falei sobre isso, aqui: http://www.astropt.org/2011/12/28/activa/

8. carlos uma pergunta se preocupam tanto com asteróides e esquecem a probabilidade de um mega tsnami que está próximo de vir pois os fenômenos nas ilhas canarias acontecem de 40 em 40 anos isso é possivel??? ou será um mito

1. O que é um mega-tsunami?

Se acontece um de 40 em 40 anos, então aconteceu um há 40 anos, outro há 80, outro há 120… é isso que se lê nos livros? 😉

9. Por que os astrofísicos ainda não sabem calcular com precisão o lugar de passagem do Apophis em 2036, já que temos informações da força da gravidade exercida pela terra e, consequentemente, o grau de deslocamento do asteroide. A matemática não resolve isso? E se esse asteroide passar muito perto da lua, pode alterar a órbita da mesma?

1. Existem variáveis que não podemos calcular de antemão. Só em 2029.

Não altera a órbita da Lua.

10. Já confirmei que 13 de Abril de 2036 NÃO é sexta feira. 🙂

O choque com esse meteorito provocaria um terramoto, ai não que não provocava. Não era um terramoto tectónico.

De qualquer maneira não é suficientemente grande para desencadear uma extinção total.

1. É domingo 😉

11. kkk um dia depois do meu aniversario

12. Oi Carlos, sei que isso não tem nada a ver com o poste, mas de verdade, tua formação em Astronomia, eu gostaria de algumas dicas, sou estudante do 3º ano do ensino médio e desde que me conheço por gente meu maior sonho é ser astrônoma, mas como sempre tem a ideia dos pais de que essa profissão não dará lucro futuramente. Gostaria de algumas dicas tuas, se não for muito incomodo.

Desde já lhe agradeço.

1. Olá Priscila,

Pois, a minha familia e escola diziam o mesmo. Estavam enganados 😉

Eu segui astronomia porque era isso que queria, e não pelo $$$, mas recebo mais que qualquer outra das pessoas que me disse para não ir porque não ia ter dinheiro 😛

Sugiro que:
      – vás a encontros de astrónomos amadores, de planetários, de centros de ciência, etc, na tua zona.
      – que tentes ver que parte da astronomia é que gostas mais.
      – entres numa universidade para estudar astronomia, segundo aquilo que mais gostares.
      – antes de entrares na Universidade, e mesmo já depois de lá estares, fazeres alguns meses (Verão) de internship em locais de astronomia (aqui nos EUA faz-se muito isso). Mesmo que seja voluntariado. Não só te dará grande experiência, mas permitir-te-à perceber muito melhor aquilo que gostarás mais e aquilo em que te adaptarás muito melhor.

Espero ter ajudado 😉

13. Boa noite.
    Tenho algumas questões a colocar-lhe. São as seguintes:
    Quais os seus pensamentos sobre o dito “cometa” Elenin ( C/2010 X1 )!?
    Estará realmente a provocar tremores de terra a cada alinhamento com a Terra!?
    Terá um efeito assim tão grande no nosso campo magnético!?
    Poderá haver um novo 11 de Março (Japão) entre os dias 26 e 28 deste mês, já que se espera um novo alinhamento!?

Obrigada,

Joana

Não. Nenhum cometa provoca terramotos.
      Não existe qualquer alinhamento com o cometa… mas existe com planetas, e os efeitos são 0.

Isto não são os meus pensamentos sobre o cometa… isto são mesmo factos científicos, como a gravidade… aliás são baseados na gravidade.

Todos os artigos sobre o cometa Elenin, com muita informação, estão aqui:

14. E se ele bater na lua

1. Não parece que vá bater…

1. carlos mais se ele bater ira prejudicar a terra de alguma forma

2. Não bate na Lua. Não prejudica a Terra 😉

15. universetoday.com…

Apesar de haver quem minta, de modo a “vender o medo”, e diga que vai bater em 2036:

O certo é que as previsões dizem que realmente não sabemos.
    A probabilidade de bater em 2036 é muito pequena, mas, para já, ainda existe:

• Mariana Freire on 12/11/2010 at 18:43

Olá,
    Não tenho coisas cientificas para dizer mas , espero muito e imploro que não colida com a Terra, tenho pena das vidas e vidas que serão perdidas se tal acontecer.
    Se soubessemos agora que o cometa/asteróide iria bater cada um de nós aproveitaria a sua vida ao máximo. Peço aos cientistas que nos indiquem a data mais depressa o quanto possivel, msm se calhar não deviamos pedir isso a verdade é que se não vem lá resposta que queiramos ouvir ngm vai gostar. Tenho 12 anos e msm assim escrevo assim.

Não percebi porque parou/escolheu essa data.
    Se continuasse a ver no mesmo endereço, perceberia que a partir dessa data, vai continuar a aproximar-se da Terra, até chegar aos 0,0959 AU, no dia 9 de Janeiro de 2013. Ou seja, continuará muito longe.
    A 13 de Abril de 2029, como é dito no post, estará muito mais perto: a 0,01 AU de distância.
    E só aí se poderá calcular com mais precisão para 2036, já que devido aos desvios gravitacionais que sofrerá em 2029, há uma possibilidade mínima de ele bater em 2036.

• Leonardo Fagundes on 29/08/2010 at 04:25