Prémio IYA2009/Mani Bhaumik

A comissão internacional do AIA2009 instituiu o prémio “IYA2009/Mani Bhaumik” para a excelência no Ensino de Astronomia para o público em geral.
Este concurso tem como objectivo premiar uma pessoa, um projecto, uma organização ou uma instituição que em 2009 tenha dado um contributo importante no sentido de melhorar e sensibilizar o público para a Astronomia e estimular a utilização da astronomia para a promoção da educação científica e da cultura em geral.

Foram apresentadas sete propostas de outras tantas instituições:
Divulgation of astronomy da ATALAIA
Galileo in Centro CiênciaViva de Constância do Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia
Astroanime – Uma viagem, um desafio da ANIME
Dawn of IYA2009 do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
ReachOut da Fundação Navegar
“The Starry Sky is for All” (O Céu Estrelado é para Todos) do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra
Telescope for AIA2009 da ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

O júri de avaliação, das propostas nacionais, já fez a sua escolha tendo seleccionado o projecto “The Starry Sky is for All (O Céu Estrelado é para Todos)”, enviado pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra para ser o representante nacional. O vencedor é sem dúvida um projecto de enorme qualidade e que comprova o excelente trabalho executado no nosso país durante o Ano Internacional da Astronomia.
É importante, no entanto, distinguir duas das candidaturas apresentadas por instituições sem um orçamento que lhes possibilite ter recursos materiais e humanos que permitem ter profissionais a tempo inteiro ao serviço dos seus projectos. Assim, é de destacar o trabalho da ORION na pessoa de Benjamim Ribeiro, David Silva e João Vieira (autor da candidatura) que trabalharam neste projecto e noutras actividades de divulgação durante todo o ano de 2009 e do GRUPO ATALAIA na pessoa de Alberto Fernando e José Ribeiro (responsáveis pelo envio do projecto). Apesar de preteridos, em relação aos restantes apresentaram trabalhos que elevam sem dúvida o valor das candidaturas nacionais e provavelmente deixam no ar a importância de se criarem categorias de concurso diferenciadas que permitam a estas associações concorrer em igualdade de circunstâncias com outras entidades do mesmo tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights