Os Primeiros Planetas do Kepler

Já escrevemos bastante, neste post, sobre a Missão Kepler.

Foi anunciada há pouco a descoberta dos 5 primeiros exoplanetas pela equipa da missão Kepler.
Tratam-se de 4 “Júpiteres Quentes” e um “Neptuno Quente”, e são designados de Kepler-4b a Kepler-8b.
Os primeiros 3 números não foram utilizados pois existiam já 3 exoplanetas anteriormente descobertos no campo de visão do observatório: TrES-2b, HAT-P-7b e o HAT-P-11b.

Os períodos orbitais variam entre os 3.2 e os 4.9 dias. O Kepler-4b, o “Neptuno Quente”, é 43% mais maciço que Neptuno mas tem um raio semelhante pelo que é substancialmente mais denso. Os outros planetas são todos gigantes gasosos de grades dimensões, versões inchadas de Júpiter. Na realidade, um deles, o Kepler-7b, é um já um dos exoplanetas menos densos conhecidos com uma densidade de 0.17 g/cm3 (Júpiter=1.33 g/cm3).

Notem como o Kepler não encontrou nenhum planeta com a massa semelhante a Saturno, apenas 4 “Júpiteres Quentes” e um “Neptuno Quente”. Embora a amostra seja pequena, isto fortalece um padrão visível também nos planetas descobertos até ao momento — a aparente escassez de planetas nessa gama de massas, algo que é previsto por uma teoria de formação planetária.
planet size
Os 5 planetas são demasiado quentes para albergar vida, salientam os responsáveis pela missão. As temperaturas estimadas nos exo-planetas variam entre os 1200 e os 1648 graus Celsius.”

Outro resultado importante obtido pelos astrónomos da equipa, utilizando os dados obtidos pelo Kepler e técnicas provenientes da asterosismologia, foi a determinação com precisão de 1% do raio da estrela hospedeira do HAT-P-7b.

Para além dos planetas foram também descobertos pelo menos dois corpos com tamanho comparável ao de Júpiter em órbita de estrelas do tipo A. O insólito é que os ditos corpos têm temperaturas superiores às das suas estrelas hospedeiras. Algumas das suas características assemelham-nos às anãs brancas mas o seu tamanho parece ser demasiado grande.

Esta a análise inicial incidiu sobre dados recolhidos durante os primeiros 43 dias da missão.
Desta análise resultaram 175 possíveis trânsitos dos quais 50 foram seguidos resultando nos 5 exoplanetas agora anunciados.
Restam ainda 125 candidatos por analisar. Entretanto o observatório acumulou já 8 meses de dados.
É assim de esperar que estes 5 planetas correspondam ao início de uma colheita farta para o Kepler.

Podem ver os slides da conferência de imprensa do Bill Borucki aqui e uma tabela oficial com as características dos planetas e das estrelas hospedeiras aqui.

2 pings

  1. […] relatou Luis Lopes do AstroPT, resumindo o que foi encontrado e o que vêm por […]

  2. […] exoplaneta Kepler-7b foi descoberto em 2010, como podem ler aqui. Está classificado como um Júpiter Quente – um planeta gigante gasoso com uma órbita […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights