Legado do AIA 2009

O encerramento global do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA209) nos passados dias 9 e 10 de Janeiro de 2010 em Pádua, Itália marcou o final oficial do AIA2009. Na sala onde Galileu ensinou física experimental, alguns dos actores da celebração ao global da astronomia subiram ao palanque, que o próprio Galileu usou para as suas explanações, e partilharam com o público algumas das mais belas actividades, projectos e sucessos que marcaram a celebração global do AIA2009.

Mas o AIA2009 não terminou no passado dia 10 de Janeiro, o seu legado vai continuar muito para além de 2009: Um plano para manter o momento criado pelo AIA2009 está disponível on-line na seguinte página:
http://www.astronomy2009.org/resources/documents/detail/iya2009_legacy/

Neste documento podem encontrar as ideias, projectos e planos para o futuro da União Astrónomica Internacional, dos projectos globais e claro dos distintos países.
Se esgotaram as ideias para iniciativas durante 2009, nele podem encontrar ideias criativas para organizar novas actividades já em 2010.
Deste lado vamos continuar a trabalhar para apoiar algumas destas iniciativas, mas também a recolher informações e preparar os relatórios de avaliação do maior projecto de sempre de divulgação e educação de ciência.
E eu que pensava que 2010 ia ser mais calmo…

O cheiro e as marcas do AIA2009 não me vão sair da pele tão cedo… conheci pessoas extremamente motivadas e que me abriram os horizontes para a diversidade de culturas, iniciativas e meios para promover ciência e tecnologia; troquei mais de 25 000 emails com organizadores de projectos em mais de 140 países (148 para ser mais preciso); percorri conferências e salas de reuniões onde tive oportunidade de partilhar a minha visão de uma cidadania global assente na ciência e claro que deixei o meu currículo preenchido de artigos e projectos relacionados com o AIA2009.
Um ano inesquecível.

Aproveito para deixar uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos no projecto astroPT, dos coordenadores aos leitores, pelo apoio e trabalho árduo durante 2009.

AIA2009 em números:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights