2010 AL30 passou perto da Terra. Asteróide ?

Na animação acima o 2010 AL30 aparece como um tênue risco branco que se move entre as estrelas. No momento da captura dessas imagens estava passando um satélite que deixou um risco bem mais brilhante. [Crédito das imagens: Alberto Quijano Vodniza e Rafael Rojas Pereira].

Um estranho objeto que deixou alguns observadores questionando se o mesmo se tratava delixo espacial, afinal foi apenas mais um pequeno asteróide que passou raspando a Terra como o 2009 DD45, sem danos, na quarta-feira.

Os astrônomos sabiam que esta pedra espacial não iria chocar-se com a Terra. O objeto fez sua aproximação máxima as 12:45 GMT do dia 13 de janeiro de 2010, passando a uma distância de aproximadamente 130.000 km de nosso planeta, com magnitude visual +14. A distância de 130.000 km corresponde a quase 1/3 da distância média entre a Terra e a Lua (!).

O asteróide 2010 AL30 teve sua descoberta anunciada na segunda-feira, 11 de janeiro, 2 dias antes da sua passagem. Ele é relativamente pequeno, com 11 metros de diâmetro (um objeto deste porte se for rochoso explode na atmosfera, se for de ferro pode chegar ao solo, mas com danos mínimos).

Houve uma forte especulação se o objeto era parte de alguma espaçonave, mas os cientistas da NASA concluíram que se trata apenas de uma pedra cósmica passando perto da Terra.

Na imagem acima vemos o asteróide 2010 AL30 fotografado em 11 de janeiro de 2010 pelos astrônomos do observatório Skylive-Grove Creek, na Austrália [ Crédito: Ernesto Guido/Giovanni Sostero/Remanzacco Observatory].

“Eu olhei este objeto atenciosamente em 11/janeiro, pela manhã, e concluí que não era um objeto artificial”, disse Paul Chodas, cientista do programa NEO (Near Earth Orbject) que trata dos asteróides potencialmente perigosos (PHA).

O que torna o 2010 AL30 estranho é sua órbita que tem a duração de quase 1 ano terrestre. Este fato levou às especulações se o mesmo era um componente de alguma espaçonave lançada no passado recente.

Imagem liberada em 11 de janeiro de 2010 pelo Near-Earth Object Program Office da NASA/JPL mostra a trajetória do Asteróide 2010 AL30 durante sua passagem pela Terra em 13 de janeiro de 2010. Crédito: NASA/JPL

Mas Chodas disse que a trajetória deste asteróide não é do tipo que se ajusta ao padrão de uma espaçonave fora da órbita terrestre ou de detritos associados a missões lunares. O asteróide, inclusive, estava bem distante da Terra durante as missões Apollo dos anos 60 e 70, quando escombros artificiais foram lançados ao espaço próximos a Lua, disse Chodas.

Este é um asteróide do tipo Apollo:
2010 al30

Alguns astrônomos registaram a sua passagem:
asteroide

O 2010 AL30 não é a única pedra espacial que está passando próxima a Terra nesta semana. Outro objeto recém descoberto, o 2010 AG30, 13 metros de diâmetro, irá passar na quinta-feira em uma distância confortável de 1 milhão de quilômetros da Terra.

Fontes e referências

1. Olá, pessoal. Eu vi esse asteroide. Estava em Sao paulo(capital). Vimos eu , meu marido e minha filha…cheguei a fotografar com o celular… meu marido nem acreditou.(bairro: lauzane). E o segundo que vejo….vi o outro em 2009..DD45. Muito legal…pena que as emissoras de tv nao divulgam para todos verem…é muito bonito… assim as pessoas, quem sabe, nao começam a dar mais valor ao que Deus fez.Abraços.