Ciência em livro

Livro: “O Mistério de Todos os Mistérios” de Michael Ruse.
Só muito raramente este livro fala de astronomia, algumas vezes menciona as nossas origens religiosas (fantástica a parte do Dawkins), outras vezes é interessantemente engraçado (como no exemplo da “brincadeira” do Sokal), sendo que se debruça inteiramente sobre a teoria da evolução como forma de tentar perceber a natureza da ciência. Será a ciência, objectiva ou subjectiva?
Podem ler mais sobre o livro, aqui.

Passeio Aleatório, do Nuno Crato:
Passeio Aleatório
É um livro interessante, pequeno e diversificado. Tem temas tão diferentes como astronomia, culinária ou lingua portuguesa. Explica de maneira simples diferentes questões e assuntos. É um livro que recomendo.

Ciência, do João Caraça:
Livro bastante interessante sobre ciência em geral.

Vale a Pena Ser Cientista?
O jornalista Jorge Massada já tinha sido o autor do 1º volume. Em 2003, o mesmo autor criou um segundo volume, entrevistando mais 6 cientistas de áreas diversas. A edição ficou a cargo da “Campo das Letras”.
É extremamente interessante ver o percurso de vida de vários cientistas, as peripécias em que se meteram, as encruzilhadas de que saíram, as decisões que tomaram, as voltas que a vida dá, …
Tem igualmente enorme interesse a forma como eles comparam as mentalidades, vivências, oportunidades, etc, existentes em Portugal e no estrangeiro.
Recomendo este livro para quem gosta de saber mais sobre a vida dos cientistas.
Podem ler mais sobre o livro, aqui e aqui.
vale a pena ser cientista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights