HR8799c

Em Janeiro de 2010, uma equipa de astrónomos das Universidades de Toronto e de Montreal, do Max Planck Institute for Astronomy e do ESO conseguiram a proeza de obter directamente um espectro no infravermelho do exoplaneta HR8799c, o planeta intermédio dos três que orbitam a estrela jovem HR8799.
Com uma massa de 1.5 vezes a do Sol, esta estrela tornou-se famosa quando, em 2008, foi anunciada a obtenção de imagens directas de 3 planetas em sua órbita. O HR8799c orbita a estrela a cerca de 38 u.a. e tem uma massa estimada de 10 vezes a de Júpiter.

O espectro do HR8799c foi obtido graças à utilização de um sistema de óptica adaptativa, o NACO (Nasmyth Adaptive Optics System), e o espectrógrafo de infravermelhos associado, instalados no VLT (Very Large Telescope), no Chile.

Para obter um espectro com qualidade mínima foi necessária uma exposição de mais de 5 horas, mesmo num dos gigantes de 8.2 metros do VLT ! A dificuldade técnica reside não só no fraco brilho do planeta mas, principalmente, pelo facto de se encontrar tão próximo de uma estrela milhões de vezes mais brilhante.

Apesar de muito básico, o espectro obtido não corresponde minimamente às previsões dos modelos actuais para a atmosfera de um tal planeta. Em particular, a atmosfera parece ser mais rica em monóxido de carbono e menos rica em metano do que o previsto pelos ditos modelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights