Google+

«

»

Fev 04

Novas Imagens de Plutão

Marc Buie, do Southwest Research Institute, e Mike Brown, do Caltech, apresentaram há momentos as imagens mais detalhadas de Plutão obtidas até hoje. As imagens revelam um mundo colorido, com tonalidades de branco, laranja-escuro e preto. Pensa-se que as cores são devidas a compostos orgânicos formados quando a radiação ultravioleta atinge moléculas de metano na superfície ou na atmosfera extremamente rarefeita do planeta.

Plutão parece ser um mundo bastante dinâmico.

As imagens hoje apresentadas são o resultado de observações efectuadas em 2002 e 2003 pela câmara ACS/HRC do Hubble. O telescópio não tem uma resolução suficiente para ver detalhes tão finos na superfície de Plutão, nas melhores imagens o disco do planeta ocupa apenas alguns píxeis. Desta forma, as imagens foram obtidas utilizando uma técnica designada de “dithering” em que várias imagens, muito ligeiramente desalinhadas entre si, capturam diferentes detalhes da superfície. Quando combinadas estas imagens permitem obter uma resolução muito superior à das imagens originais. O processamento das imagens é extremamente intensivo em termos computacionais. Em particular, para obter estas imagens foi necessários executar o programa de processamento durante 4 anos, simultaneamente em 20 computadores !

A sonda New Horizons, neste momento a caminho de Plutão onde chegará em 2015, só obterá imagens com uma resolução semelhante 6 meses antes da sua maior aproximação ao planeta.

Vejam a notícia aqui.