WISE Descobre Cometa

O observatório WISE (Wide-Field Infrared Survey Explorer), descobriu o seu primeiro cometa, designado de P/2010 B2 (WISE). Aparentemente trata-se de um pequeno cometa com um diâmetro estimado de 2 kilómetros e um período orbital de 4.7 anos. A sua órbita elíptica tem um afélio de 4 unidades astronómicas e um periélio de 1.6 unidades astronómicas. Na data da descoberta o cometa situava-se a 175 milhões de kilómetros da Terra. O aspecto difuso do cometa é bem visível na imagem acima (ao centro) e é devido à sua cabeleira insipiente. O corpo vermelho acima da imagem do cometa é um asteróide já conhecido, designado de 117102 (2004 OF3).

Na imagem, a luz infravermelha em vários comprimentos de onda é apresentada em diferentes cores. A luz vermelha, predominante no cometa e no asteroíde, provém de corpos mais frios. A descoberta foi anunciada no dia 11 de Fevereiro aqui. O observatório já tinha descoberto um novo asteroíde, o 2010 AB78, uma notícia anunciada no passado dia 12 de Janeiro.

O WISE tem como missão realizar um censo de fontes astronómicas de infravermelhos abrangendo todo o céu, uma missão semelhante à realizada pela missão IRAS nos anos 80, mas com uma sensibilidade muito superior. Na altura, o IRAS também descobriu vários cometas entre os quais o IRAS-Araki-Alcock, que passou muito próximo da Terra em Maio de 1983 atingindo a magnitude 2.