ESA Escolhe Três Candidatas para Missões

No passado dia 18 de Fevereiro, o Science Programme Committee (SPC) da Agência Espacial Europeia (ESA) aprovou a passagem à “definition phase” (em que é projectado o custo da missão e estabelecidas as fases da sua implementação) de 3 candidatas para 2 missões de tipo M (de média dimensão) a serem lançadas a partir de 2017. As 3 missões agora escolhidas foram selecionadas de entre 6 que tinham passado à “assessement phase” (em que o conceito da missão é desenvolvido o suficiente para se demonstrar o seu valor científico e a sua exequibilidade técnica) em 2008 e que por sua vez já tinham sido escolhidas de 52 propostas originais submetidas à agência em 2007. As 3 propostas espelham uma grande variedade de problemas científicos: Euclid (cosmologia), PLATO (exoplanetas) e Solar Orbiter (observação solar).

Euclid é uma missão cujo objectivo consiste em mapear a distribuição de galáxias no Universo até a distâncias correspondentes a 10 mil milhões de anos-luz para revelar as estruturas de larga escala formadas por acção da força atractiva da matéria negra e da força repulsiva da energia negra.

Já falamos aqui da missão PLATO (PLAnetary Transits and Oscillations of stars) aquando da entrevista com o Prof. Malcolm Fridlund. A dita tem como objectivo o estudo de planetas em trânsito em torno de estrelas brilhantes e a detecção do sinal asterosismológico das últimas, permitindo calcular os parâmetros físicos dos planetas e das estrelas hospedeiras com uma precisão muito elevada.

A missão Solar Orbiter tem como objectivo a observação do Sol a muito curta distância, aproximando-se até apenas 62 vezes o raio solar, permitindo a obtenção de imagens de alta resolução da superfície, em particular das regiões polares do Sol e da face do Sol oposta à Terra. A Solar Orbiter colaboraria activamente com outras missões solares como a Solar Probe Plus da NASA (também em fase de estudo).

A decisão final sobre quais as missões a implementar deverá ser tomada pela ESA em meados de 2011. A notícia original pode ser vista aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights