Mais Metano na atmosfera

permafrost

Como se sabe o metano é um gás de estufa muito mais importante que o dióxido de carbono.
Daí que li esta notícia com grande interesse, onde se diz que descobriu uma zona que está a libertar muito mais metano do que se pensava. E a culpa não é minha (humano)…

Algumas frases interessantes no artigo do Público:

“O fundo do oceano Árctico está a libertar metano, gás com efeito de estufa, a um ritmo mais acelerado do que os especialistas pensavam, alerta um estudo publicado nesta edição da revista “Science”.
(…)
…a plataforma siberiana oriental do Árctico. Esta armazena grandes quantidades de metano gelado e mostra sinais de instabilidade.
“O permafrost (solo permanentemente gelado) por debaixo da plataforma, considerado há muito como uma barreira impermeável, está perfurado e a deixar escapar grandes quantidades de metano para a atmosfera”, segundo um comunicado daquela universidade.
“Esta descoberta evidencia uma importante fonte de metano que até agora tinha sido negligenciada”, escrevem os autores do estudo.
“A libertação de uma pequena fracção do metano armazenado na plataforma poderia desencadear alterações climáticas abruptas”, ainda que difíceis de prever, acrescenta a cientista.
Segundo Shakhova, “o metano que está a ser libertado naquela região é comparável ao metano que se está a escapar de todos os oceanos do planeta”.
(…)
O metano é um gás com efeito de estufa 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono.
(…)
Concluíram que mais de 80 por cento da água a grandes profundidades e mais de 50 por cento da água à superfície registavam níveis de metano oito vezes mais elevados do que o normal. Encontraram resultados semelhantes no ar à superfície do oceano, concluindo que o metano não só se estava a dissolver na água como estava a libertar-se para a atmosfera. (…)”

E na Folha Online:

“A imagem de um mar inteiro borbulhando como um colossal copo de sal de frutas pode parecer engraçada.
Mas cientistas da Rússia e dos EUA que observaram algo parecido com isso no Ártico garantem que não há motivo para rir: as bolhas são de metano, um gás-estufa poderoso, e seu vazamento em águas siberianas pode significar que um dos efeitos mais temidos do aquecimento global está em pleno curso.
O grupo liderado pelos russos Natalia Shakhova e Igor Semiletov, da Universidade do Alasca em Fairbanks e da Academia Russa de Ciências, afirma que metade das águas do mar do leste da Sibéria está supersaturada de metano em sua superfície.
Em alguns pontos, a concentração do gás é cem vezes maior que a esperada. Em outros, até mil vezes.
No verão, quando o mar descongela, o gás escapa para a atmosfera em bolhas, tão numerosas que podem ser detectadas por microfones na água.
(…)
“A quantidade de metano saindo da Plataforma Ártica Leste-Siberiana é comparável ao total que sai de todos os oceanos da Terra”, afirmou a cientista em um comunicado.
O gás vem de vários depósitos de permafrost, ou solo congelado, abaixo do leito marinho. Esses solos, resquícios da Era do Gelo ricos em matéria orgânica, se decompõem liberando metano, gás com 21 vezes mais potencial de esquentar o planeta do que o CO2.
Segundo os cientistas, a liberação de uma parte que seja do metano estocado no fundo do mar do Ártico poderia provocar um aquecimento global descontrolado, com consequências catastróficas. No entanto, o próprio permafrost age como uma “tampa” para o gás, que fica aprisionado na forma de compostos estáveis.
Mas “essa tampa de permafrost está claramente perfurada”, afirmou Shakhova. Segundo ela, o aquecimento das águas árticas nas últimas décadas está acelerando o processo de degradação do permafrost. ”
Leiam mais.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Penso que mais importante do que isso são as correntes marítimas.

    E, não estando a dizer que o Homem não influencia – TUDO influencia -, mas pensar que o Homem é tão importante, sendo crucial em todas as modificações que se vêem e para as quais não se conhecem convenientemente a causa (correntes?), é entrar em antropocentrismos que não ajudam a descobrir quaisquer respostas.

    Em vez da culpa ser de Deus, passa a ser do Homem. O tipo de resposta é a mesma. Em vez de se tentar saber mais, simplesmente segue-se uma religião com uma só resposta já feita para todas as ocasiões.

    Faço notar que o Homem está cá há MUITO POUCO TEMPO, e que a Terra durante milhares de milhões de anos sempre esteve cá, com os seus ciclos.

    (além de que, se acontecesse hoje, tenho a certeza que andavam a dizer que o Maunder Minimum era culpa do Homem…)

  2. "E a culpa não é minha (humano)…" Mas a culpa do aumento do dióxido de carbono que está a aumentar a temperatura da Terra, que por sua vez, aumenta a temperatura nos polos e diminui a água no estado solido que por sua vez, liberta mais metano (CH4) não é humana então é de quem??? Uma coisa leva a outra e isto já estava previsto à decadas qual a novidade??? E quando o gás (CH4) for libertado em grandes quantidades não há volta a dar!!

  3. Pelo que percebo a causa do "fenómeno" é o permafrost estar perfurado.

    Penso que a causa dessa "perfuração" seja o aumento da temperatura da água.

  4. Este fenómeno não será consequência da subida da temperatura nas regiões polares?

    Ou esse aquecimento não afecta os fundos marinhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights