Criar as oportunidades

think big

Já escrevi vários posts sobre diferenças de mentalidades. Leiam aqui.
Critico a mentalidade constante de queixas (justificações, desculpas, razões) para não se fazer algo. Culpa-se sempre algo externo, em vez de gastar esse tempo (de justificações) a fazer-se as coisas.
“Culpa-se” muitas vezes a sorte, em vez de perceber que as coisas acontecem por mérito dos intervenientes – daqueles que arriscam, pensam mais além, e não têm uma mentalidade pequena.
Obviamente que é uma mentalidade entranhada, cultural e pessoal, que não se limita à astronomia. Mas que também por vezes acontece na astronomia, que é o objecto deste blog.
shoot for the moon

Vem isto a propósito desta citação do George Bernard Shaw, que gosto bastante, e que é um daqueles axiomas que, melhor ou pior, tento seguir na vida:

“As pessoas põem sempre a culpa nas circunstâncias por serem quem são. Não acredito em circunstância: os indivíduos de sucesso são aqueles que saem e procuram as condições que desejam; e, se não as encontram, criam-nas.”

“People are always blaming their circumstances for what they are. The people who get on in this world are the people who get up and look for the circumstances they want, and, if they can’t find them, make them.”

1 ping

  1. […] – Mentalidades: Diversidade Humana. Reflexões. Sábios. Oportunidades. Arriscar. Ganhar. Comprimido Vermelho. Americana. Humildade vs. Arrogância. Calvin & […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights