Materiais Invisíveis

harry potter

Já muito falamos aqui de Star Trek, e dos seus “cloaking devices“.
Também já falamos de Harry Potter e do seu manto de invisibilidade.
Agora foi dado mais um passo nesse sentido.

Ciência Hoje:
“Investigadores europeus criaram «capa da invisibilidade».
Investigadores europeus deram mais um passo para a criação de um material de camuflagem capaz de tornar outros materiais invisíveis. Foi desenvolvida, pela primeira vez, uma estrutura microscópica tridimensional que permite fazer um objecto desaparecer e que foi apelidada de “capa da invisibilidade”.
(…)
Os metamateriais são materiais compostos que não existem em estado natural e que, ao serem capazes de deslocar a luz visível, fazem-na deslizar sobre um objecto da mesma forma que a água desliza sobre as rochas no fundo de um rio, tornando-as “invisíveis”.
(…)
“Independentemente do ângulo por onde se olhe, não se vê nada”, explicou Nicholas Stenger, do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha.
(…)
De acordo com este investigador, a estrutura mede 100 micrómetros de comprimento (um micrómetro corresponde a um milésimo de milímetro), 30 micrómetros de largura e 13 de espessura. O objecto escondido era dez vezes menor do que este manto da invisibilidade, que é constituído por cristais fotónicos – nanoestruturas dispostas de forma a modificar a propagação da luz.”

1 comentário

2 pings

  1. inovacaotecnologica.com.br…

    Ler sobre o tapete da invisibilidade:
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tapete-invisibilidade&id=010160101222&ebol=sim

  1. […] – Harry Potter: magia, invisibilidade com […]

  2. […] falamos de invisibilidade, aqui, aqui, e aqui. Também já falamos de animais estranhos, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e nesta […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights