Luz Distorce Matéria

imagem

Sabemos que a matéria curva a luz e isso é verificável.
Agora o oposto, que a luz actua sobre a matéria, é algo descoberto agora por Nicholas Kotov, da Universidade de Michigan e a sua equipa.

Já se tinha observado a luz actuar sobre a matéria em escalas moleculares. Os feixes costumam ser usados para manipular nanoestruturas, movimentar células vivas e para aprisionar vírus.

Após três anos e meio de investigação observou-se a retorção de metais dispostos em feixes rígidos com comprimentos de 1 a 4 micrómetros (mais de mil vezes acima da escala molecular). A equipa de Kotov esta a trabalhar em metamateriais, usados para construir dispositivos de invisibilidade. Para isto estavam a criar partículas super quirais, que são metais em nanoescala enrolados em espiral que podem, em teoria, “focalizar a luz em pontos menores que o seu comprimento de onda.”

Os investigadores começaram por dispersar “nanopartículas de telureto de cádmio em uma solução à base de água. Após cerca de 24 horas sob a luz, as nanopartículas reuniram-se autonomamente – um processo conhecido como automontagem – para formar fitas planas, rígidas e bem alinhadas.”. 72 horas depois as fitas retorceram e aglomeraram-se.

“no escuro, as nanopartículas permaneceram na forma de fitas longas, retas e separadas.”
“Nós verificamos que, se fizéssemos as fitas no escuro e depois as iluminássemos, poderíamos ver um processo de torção gradual, que vai aumentando conforme aumentamos a intensidade da luz,” explica o Dr. Kotov. “Isso é muito incomum em muitos aspectos.”

Agora a equipa trabalha para fazer essas estruturas girar para criar motores idênticos aos usados por bactérias.

Ler mais em:
Inovação Tecnológica – “Luz é capaz de retorcer estruturas rígidas”

1 comentário

  1. Mas não distorce o espírito! rsrs
    Os materialistas não gostaram!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights