Abril é o Mês Mundial da Astronomia

Mes da astronomia

Abril foi considerado o Mês Mundial da Astronomia.
Vejam o site oficial.
Vejam os diferentes programas, aqui.
E podem comprar coisas, na loja.

Este é o comunicado para a imprensa, em português:

Dez maneiras de participar no Mês Mundial da Astronomia, em Abril!
Estes eventos globais são um convite à participação de todos

Este é o Mês Mundial da Astronomia (sigla GAM em inglês), Abril, e os Astrónomos Sem Fronteiras (sigla AWB em inglês) desenvolveram programas globais, dos quais toda a gente pode fazer parte. Astrónomos amadores e profissionais, educadores e entusiastas de todo o mundo podem escolher entre astrofestas, contagens de meteoros, eventos dedicados ao Sol, à Lua e a Saturno, campanhas contra a poluição luminosa, encontros virtuais com astrónomos famosos, observações remotas de exoplanetas e muito mais.

Abaixo está um breve resumo dos dez programas globais. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no site do GAM. Junte-se a esta celebração mundial do Universo em Abril.

1. Série Lendas Vivas – (evento virtual) Data a anunciar
Vídeos em streaming, ao vivo, onde as filiais dos AWB espalhadas pela mundo podem interagir com os nosso convidados especiais. Cada programa representa uma oportunidade única de contactar com as pessoas mais fascinantes da Astronomia. É um de muitos eventos online apresentados durante este mês especial.

2. Estará alguém lá fora? – (evento remoto) 7 Abril, 00:00 UT
Quem é que não fez esta pergunta a si próprio? Já foram descobertos mais de 400 planetas fora do nosso Sistema Solar. Também poderá ter essa oportunidade online, partilhando o entusiasmo da diminuição da luz de outro Sol à passagem do planeta, com outros observadores espalhados pelo mundo. Este é um dos eventos de observação remota disponíveis online.

3. Sun Day (Dia do Sol) – (evento físico) 11 Abril
Torne-se num adorador do Sol no dia 11. O Sol será a estrela mundial deste dia. Reúna os seus amigos para observar o Sol das mais variadas maneiras. Traga o seu telescópio e partilhe com os outros, construa relógios de Sol ou espectroscópios, ou veja um dos programas especiais. Não se esqueça de usar sempre os métodos e filtros essenciais! O Dia do Sol é um dos muitos eventos relacionados com o Sol que terão lugar durante o GAM.

4. Observação de Saturno – (evento físico) de 12 a 16 Abril
Os anéis de Saturno estão de volta! Durante 2009 eles estiveram de lado, e por isso muito dificilmente visíveis, mas este planeta fascinante está novamente a mostrar-nos o seu famoso sistema de anéis. Encorajam-se os astrónomos a planear noites de observação, para partilhar o esplendor de Saturno com o público. Este é um de vários eventos direccionados aos astrónomos amadores.

5. Beleza sem Fronteiras – Saturno para todos – (evento físico) 16 Abril
O programa Beleza sem Fronteiras (sigla BWB, em ingles) é um programa popular que começou com astrónomos amadores espalhados pelo mundo e agora é coordenado pelos AWB. Procura reunir amadores de todo o mundo para partilhar a beleza de objectos astronómicos escolhidos com o público. Desta vez será Saturno. Se tem um telescópio, junte-se aos amadores de todo o mundo neste programa único.

6. Escreva o seu nome no Céu! – (evento remoto) 15 Abril 21:30 UT
Os asteróides sempre nos intrigaram. São objectos misteriosos, e por vezes assustadores quando chegam à nossa região do espaço. Neste evento online, enfrentamos os nossos medos e revelamos os segredos destes viajantes solitários, ao caçar asteróides em tempo real. A primeira pessoa a descobrir um tem direito a dar-lhe o nome, colocando uma etiqueta no céu para sempre.

7. Semana Lunar – (evento físico) 17 – 23 Abril
O dia 17 de Abril marca o começo da semana lunar, um conjunto de sete noites dedicadas a observar o nosso vizinho cósmico mais próximo, a nossa companheira de viagem pelo espaço. Astrofestas com a Lua como tema central, observada a olho nu ou através de instrumentos (como telescópios ou binóculos), programas educativos, concursos e celebrações da Lua nas diferentes culturas são apenas alguns dos eventos a realizar na semana lunar.

8. Observação da Líridas – (evento físico) 21 e 22 Abril
As “chuvas de estrelas” podem ser um dos espectáculos mais impressionantes da Natureza, com dezenas de “estrelas cadentes” a cruzar os céus. Vista roupas quentes, recoste-se e observe o espectáculo de luzes por cima da sua cabeça. No entanto, isto é mais do que um simples espectáculo de luzes, pois os detritos cósmicos que se queimam na nossa atmosfera são os restos da cauda de um cometa, que terá passado perto da Terra há mais de 2600 anos. Como será a chuva este ano?

9. Uma estrela de cada vez – (contra a poluição luminosa) Data a anunciar
“Uma estrela de cada vez” está à procura de algo perdido: a Via Láctea. Perdemos a Via Láctea e queremo-la de volta! A “mancha” da Via Láctea é uma faixa luminosa que se estica pelo céu, composta por milhares de estrelas da nossa galáxia, mas está ofuscada pelas luzes das cidades, que são desperdiçadas a iluminar o céu. O que pode fazer sobre isso? Juntar-se a esta campanha global, a ser lançada durante a GAM, e comprometa-se a proteger o céu estrelado por cima de nós. Junte-se a outras pessoas à volta do mundo para recuperarmos a Via Láctea – Uma estrela de cada vez.

10. Astrofesta Global – 24 Abril
Dia 24 de Abril será o pico do Mês Mundial da Astronomia. A Astrofesta Global é a dia em que amadores e profissionais de todo o mundo montarão os seus telescópios e se reunirão debaixo do mesmo céu, para reduzir a distância entre países e continentes, sob o lema “O mesmo céu, para todos”. A Astrofesta Global teve a sua primeira edição durante as 100 Horas de Astronomia, do Ano Internacional da Astronomia, e será a partir de agora um evento anual dos Astrónomos sem Fronteiras.

Isto é apenas uma amostra das actividades disponíveis durante o GAM. Foram ainda estabelecidas várias parcerias com outros programas, que decorrem durante o GAM.

Vai realizar um evento durante o Mês Mundial da Astronomia? Registe-o na página do GAM, em: http://www.astronomerswithoutborders.org/index.php/projects/global-astronomy-month/events.html

Mais informação:
• Website: www.gam-awb.org
• Blog: http://gam-awb.org/gam-project-blog.html
• Newsletter: http://www.astronomerswithoutborders.org/index.php/projects/global-astronomy-month/news/newsletter.html
• Twitter: http://twitter.com/GAM_2010
• Facebook: http://www.facebook.com/globalastronomymonth

Astronomers Without Borders (Astrónomos sem Fronteiras)
Os Astrónomos sé uma organização dedicada a promover a compreensão e boa vontade, rompendo com barreiras culturais e políticas, e criando ligações através do fascínio universal pela astronomia. Os projectos dos AWB promovem a partilha, através do interesse básico e comum que é a partilha do céu.

Informações gerais (em inglês): [email protected]

Contactos para os média:

Mike Simmons
Presidente, Astronomers Without Borders
Coordenador, GAM2010
[email protected]
+1 818 486 7633

Oana Sandu
Coordenador de Relações Públicas GAM2010
[email protected]
+40 724 024 625

Contacto nacional para Portugal
Ricardo Cardoso Reis
Coordenador para Actividades Solares GAM2010
+351 962944411

global astronomy month

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights