Sistema Planetário de HR8799 Observado com Telescópio Hale

Uma equipa de astrónomos do Jet Propulsion Laboratory da NASA obteve a seguinte imagem em infravermelhos do sistema planetário em torno da estrela HR8799 utilizando o famoso telescópio Hale, no Observatório do Monte Palomar.

A estrela, ligeiramente mais maciça que o Sol e muito jovem, situa-se a 120 anos-luz na direcção da constelação Pégaso. Os três planetas, todos mais maciços do que Júpiter, encontram-se a cerca de 24, 38 e 68 unidades astronómicas da estrela.

A imagem foi conseguida conjugando duas tecnologias. Em primeiro lugar foi utilizado um sistema de óptica adaptativa para corrigir a cintilação induzida pela atmosfera terrestre nas imagens estelares. A performance deste sistema foi optimizada através da utilização de apenas uma fracção do primário do telescópio Hale (1.5 metros versus o diâmetro total de 5.1 metros). A imagem corrigida da estrela foi então encaminhada para um novo coronógrafo desenvolvido pela equipa, um instrumento que anula quase na totalidade a luz proveniente da estrela, preservando no entanto a luz de objectos débeis na sua proximidade. Desta forma, os planetas foram observados.

Os dois sistemas acoplados permitem obter imagens com uma resolução semelhante às obtidas por sistemas semelhantes instalados em instrumentos com dimensões muito superiores como os telescópios Keck (10 metros) e Gemini Norte (8 metros), situados no cume do Mauna Kea, no Hawaii.

Podem ver a notícia original aqui.