Montes de vida na Terra da qual não tinhamos conhecimento!

bacteria

Público:
Censos da vida marinha revela que bactérias formam tapete do tamanho da Grécia no fundo do mar.
(…) há mais sete mil géneros de bactérias só na região Oeste do Canal da Mancha. A apresentação dos resultados do Censos da Vida Marinha dedicados ao mundo microscópico dos oceanos abriu mais uma brecha para o que não se vê.
O espectacular tapete que existe no oceano Pacífico é outra das muitas descobertas. Junto da placa continental ao largo do Chile, a profundidades com quantidades ínfimas de oxigénio, existem agregados de bactérias em forma de filamentos enormes que se espalham por quilómetros. Alguns têm mais de sete centímetros de comprimento e metade do diâmetro de um cabelo, visíveis ao olho nu. O tapete ocupa uma área equivalente à Grécia e faz lembrar os ecossistemas da Terra há mais de 650 milhões de anos.
“O Censos para a Vida Marinha tem imenso orgulho em reconhecer a maioria escondida”
Segundo as mais recentes estimativas, em apenas um litro de água existem mil milhões de microrganismos. Juntando os microrganismos de todos os oceanos, teríamos um peso total equivalente a 240 mil milhões de elefantes, o que representa cerca de 50 a 90 por cento da biomassa marinha.
O que se conhece a nível de diversidade também está em expansão. O exemplo do Canal da Mancha não é isolado – fizeram-se amostras de 1200 locais espalhados pelo mundo e estima-se que haja cem vezes mais géneros de bactérias do que se conhece.
O que se pensa é que as bactérias raras aproveitam alterações do ambiente mais favoráveis que lhes permite obter a dominância.
O número de espécies de animais microscópicos que fazem parte do zooplâncton também aumentou. Até 2004 só se conheciam sete mil espécies, agora o número já duplicou para 14 mil.”
Artigo completo.

Ciência Hoje:
Descoberto tapete microbiano do tamanho da Grécia.
Censo da Vida Marinha garante que 50 a 90 por cento da biomassa dos oceanos são micróbios.
Biodiversidade marinha.
Os micróbios marinhos são os mais pequenos e essenciais para o funcionamento do planeta e constituem de 50 a 90 por cento de toda a biomassa do oceano.
Bactérias aos milhões.”
Artigo completo.

BBC:
“An unprecedented number of tiny, ocean dwelling organisms have been catalogued by researchers involved in a global survey of the world’s oceans.
One of the highlights was the discovery of a vast “microbial mat”, covering an area equivalent to the size of Greece.
Microbes are estimated to constitute up to 90% of all marine biomass.
They have also calculated that the estimated total mass of marine microbes is equivalent to 240 billion African elephants.”