Projecto Laboratório no espaço

Foto Sol
Nos dias 1 e 2 de Maio realizou-se em Montalegre uma actividade que contou com a participação de dois astrónomos da Orion: Benjamim Ribeiroe Carla Pereira.

Nesta actividade,Benjamim Ribeiro realizou um WorkShop sobre Observação Solar. Infelizmente o Sol nesta altura não apresenta qualquer mancha solar, mas os alunos tiveram a oportunidade de tirar fotos ao sol que se apresentou como uma bola amarelada.
Após o almoço iniciamos o percurso pedestre que denominamos “Na rota do Sol” e que cobre parte do percurso já existente chamado “Trilho do Rio” (Ver Mapa). Este percurso apresentou um grande interesse histórico, cultural e científico, pois atravessa 8 aldeias (Donões, Sabuzedo, Mourilhe, Frades, Serzedelo, Travassos do rio, Covelães, e Paredes do rio), onde é possível observar cerca de 15 relógios de sol. A grande maioria destes relógios ficou documentada em registo fotográfico e foi feita a sua localização geográfica. A especialista em relógios de sol, Carla Pereira, foi revelando algumas histórias curiosas sobre alguns destes relógios, complementada pelo famoso padre Fontes com o qual nos encontramos na aldeia de Mourilhe.

Esta actividade está inserida no Projecto “Laboratório no espaço (Virtual)“. Para saber sobre este projecto consultar: http://spacelab.esct.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights