Sondas Akatsuki e IKAROS prontas para o lançamento

As sondas Akatsuki e IKAROS.
Crédito: JAXA.

Já se encontra a postos no Centro Espacial de Tanegashima o foguetão japonês H-IIA F17 que irá transportar as sondas Akatsuki e IKAROS (acrónimo de Interplanetary Kite-craft Accelerated by Radiation Of the Sun) em direcção ao espaço. O lançamento está previsto para as 22:44:14 (hora de Lisboa) e poderá ser acompanhado em directo aqui. Uma vez separadas do foguetão as duas sondas vão embarcar numa viagem de 6 meses até ao planeta Vénus.
Depois da curta viagem interplanetária, a sonda Akatsuki entrará numa órbita elíptica alongada em redor do planeta. Programada para cerca de 4 anos, a sua missão terá como objectivos principais o estudo da estrutura, da composição e dos fenómenos meteorológicos da densa atmosfera venusiana.
A missão da sonda IKAROS terá como único objectivo testar numa viagem interplanetária a viabilidade do seu sistema híbrido de propulsão baseado no conceito da vela solar. Para o efeito, a IKAROS vai transportar uma vela solar com um diâmetro de 20 metros que, depois de aberta, fornecerá acelaração por pressão da radiação dos fotões na sua superfície altamente reflectiva, e energia aos motores de propulsão iónica através de células fotovoltaicas inseridas na estrutura da vela.

Actualização: Foi adiado o lançamento das sondasAkatsuki e IKAROSdevido a condições atmosféricas adversas no Centro Espacial de Tanegashima. A data do novo lançamento será determinada de acordo com as previsões meteorológicas para os próximos dias (3 de Junho será a última oportunidade para a actual janela de lançamento).