Google+

«

»

Mai 21

Akatsuki e IKAROS a caminho de Vénus


Lançamento do foguetão H-IIA F17 com as sondas Akatsuki e IKAROS a bordo (entre outros pequenos satélites), a partir do Centro Espacial de Tanegashima, no dia 20 de Maio de 2010 às 22:58:22, hora de Lisboa (6:58:22 do dia 21 de Maio na hora local).

Apesar do muito trabalho que me manteve ocupado a noite inteira, consegui dispor de alguns minutos para assistir em directo ao lançamento das sondas japonesas Akatsuki e IKAROS.
Felizmente, tudo correu como o previsto.
Neste momento as duas sondas seguem viagem em direcção a Vénus, já completamente separadas do foguetão que as transportou até ao espaço.
Nos próximos dias serão verificados todos os sistemas da Akatsuki, um processo que irá incluir algumas observações da Terra com os seus instrumentos científicos.
A sonda IKAROS vai completar a verificação de todos os seus sistemas antes de abrir a sua vela solar, manobra que deverá ocorrer dentro de algumas semanas.
Boa viagem e até Dezembro!

Acerca do autor(a)

Sérgio Paulino

Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e fez o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de Cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.

3 comentários

  1. Carlos Oliveira

    Eu não vi em directo.

    Obrigado por colocares aqui!!!
    😀

  2. Nuno Filipe Coimbra

    Estou especialmente curioso por causa da IKAROS. Este conceito de propulsão “hibrida”, agrada-me. Até dezembro, de facto! 😀

  3. Luís Lopes

    Vai ser muito interessante ver o conceito de vela solar em funcionamento, finalmente.
    Parabéns pelos posts sobre este assunto, estão muito bons.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>