Akatsuki e IKAROS a caminho de Vénus


Lançamento do foguetão H-IIA F17 com as sondas Akatsuki e IKAROS a bordo (entre outros pequenos satélites), a partir do Centro Espacial de Tanegashima, no dia 20 de Maio de 2010 às 22:58:22, hora de Lisboa (6:58:22 do dia 21 de Maio na hora local).

Apesar do muito trabalho que me manteve ocupado a noite inteira, consegui dispor de alguns minutos para assistir em directo ao lançamento das sondas japonesas Akatsuki e IKAROS.
Felizmente, tudo correu como o previsto.
Neste momento as duas sondas seguem viagem em direcção a Vénus, já completamente separadas do foguetão que as transportou até ao espaço.
Nos próximos dias serão verificados todos os sistemas da Akatsuki, um processo que irá incluir algumas observações da Terra com os seus instrumentos científicos.
A sonda IKAROS vai completar a verificação de todos os seus sistemas antes de abrir a sua vela solar, manobra que deverá ocorrer dentro de algumas semanas.
Boa viagem e até Dezembro!

3 comentários

  1. Vai ser muito interessante ver o conceito de vela solar em funcionamento, finalmente.
    Parabéns pelos posts sobre este assunto, estão muito bons.

    • Nuno Filipe Coimbra on 21/05/2010 at 09:33
    • Responder

    Estou especialmente curioso por causa da IKAROS. Este conceito de propulsão “hibrida”, agrada-me. Até dezembro, de facto! 😀

  2. Eu não vi em directo.

    Obrigado por colocares aqui!!!
    😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights