Gás + Pó = Estrelas + Planetas + Vida?

O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove mensalmente a “Astronomia em Crescente”. Esta actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.
A sessão de Maio decorrerá no dia 22, por Carlos Antunes Santos (UC e NUCLIO)
A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

“No principio o Universo era muito simples: energia pura! Para que a “equação” que dá título a esta apresentação possa ser escrita, o Universo teve de evoluir. Quase imediatamente a energia começou a materializar-se em partículas, de tal forma que no fim de poucos minutos além de energia (fotões) existiam já os núcleos dos elementos mais simples, Hidrogénio, Hélio e um pouquinho de Lítio. Mas foi preciso esperar 380 mil anos para que estes núcleos capturassem electrões e se transformassem em átomos.
Já temos o gás da “equação”, mas para que o Pó tivesse oportunidade de surgir, outra equação, aparentemente mais simples teve de funcionar, uma equação em que o Gás se transforma em Estrelas sem o auxilio do Pó. Só após alguns milhões de anos esta primeira geração de estrelas (sem Pó) teve oportunidade de produzir no seu interior elementos mais pesados e, ao explodir como supernova, disseminar esses elementos pelo Universo.
Chegámos assim a um ponto na história do Universo em que a “equação” faz sentido. Temos muito Gás, temos algum Pó e podemos então produzir novas Estrelas com Planetas (e Vida?).”

Esta informação foi-nos enviada pelo NUCLIO, e podem ler a página das palestras, aqui.