O fim da missão Phoenix

Já é oficial. A Phoenix não voltará a contactar com a Terra. Imagens recentemente captadas pela Mars Reconnaissance Orbiter mostram danos irreversíveis num dos paíneis solares, provavelmente resultantes da acumulação de gelo de dióxido de carbono na sua superfície durante o longo inverno boreal. Sem energia, a Phoenix não poderá reiniciar os seus sistemas de comunicação.


Duas imagens da sonda Phoenix na superfície de Marte captadas em momentos distintos e em condições de iluminação semelhantes, pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A imagem da esquerda mostra os contornos da Phoenix nos finais de Julho de 2008, ainda com os seus paíneis solares intactos. A imagem da direita foi captada no início de Maio de 2010. Reparem nas diferenças entre as duas imagens. A sombra correspondente ao painel solar da esquerda encontra-se ausente na imagem mais recente.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona.

Concebida para sobreviver apenas durante três meses, a sonda conseguiu ainda assim prolongar a sua actividade por mais dois meses, antes do frio e a escuridão do inverno marciano cobrirem por completo as altas latitudes do hemisfério norte. Com a chegada da Primavera, a NASA procedeu a diversas tentativas de contacto com a Phoenix, a última das quais a semana passada. Sem qualquer sucesso, muitos temiam o que agora se confirma: a Phoenix não resistiu às rigorosas condições climatéricas.
Deixo-vos aqui o tributo do JPL a uma das mais produtivas missões a Marte.

[youtube id=”ye3q5goumRc”]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights