Quando uma deusa banha-se na lagoa

O mês de junho terá como atração principal o banhar de uma deusa numa lagoa. Não se trata de voyeurismo mitológico,tampouco de um ensaio para revistas masculinas. O céu nos reserva grandes surpresas para o mês de junho.

Muito se ouve falar sobre os planetas-anõesdesde 2006, quando esta nova categoria foi introduzida nos objetos de um sistema planetário, mas uma grande maioria dos aficcionados por Astronomia jamais pôde observar um ao vivo. Tudo se resume a fotografias em livros e conteúdo de sites na internet.

Isso pode mudar a partir do mês que vem, com Ceres prestes a alcançar seu ponto mais próximo da Terra. Dia 16 de junho ele estará a “apenas” 273 milhões de Km de nosso planeta, aparecendo em Sagitário como um astro de sétima magnitude, o que permite ser observado com relativa facilidade através de pequenos instrumentos … até mesmo com binóculos.

Dois dias depois (18) Ceres estará em oposição ao Sol. Neste dia, o planeta-anão poderá ser observado a noite inteira, já que ele nascerá assim que o Sol se pôr.

Ceres, descoberto em 1801, foi uma homenagem à deusa romana da agricultura, filha de Saturno e Cibele, irmã (e amante) do todo-poderoso Júpiter. Após sua descoberta foi considerado por anos um planeta até descobrirem astros similares na região entre Marte e Júpiter. Com isso Ceres passou a ser chamado de asteróide. Finalmente, em 2006, Ceres saiu do ostracismo cosmológico e voltou a estar em evidência, sendo reclassificado como planeta-anão após a criação de novos critérios técnicos.

Mas o que uma lagoa tem a ver com isso? Aos amantes da astrofotografia um grande presente. Ceres, na região do Sagitário, passará à frente da Nebulosa da Lagoa (M8), umas das mais lindas do céu. A passagem será entre os dias 01 e 02 de junho. Será uma grande chance de registrar e observar o planeta-anão mais próximo do Sol tendo como pano de fundo um nascedouro de estrelas.

Promessa de um grande evento astronômico, a deusa Ceres será contemplada pelos astrônomos num momento de grande intimidade. Agora saberei como trabalha um paparazzi…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights