Astronomia e Ciências Espaciais: Comunicação e Educação

“A sessão de encerramento nacional do AIA2009 já lá vai e neste momento importa fazer um balanço detalhado do que foram as celebrações do Ano Internacional da Astronomia no nosso país e lançar o futuro. Por este motivo, vimos dar-lhes conta que nos próximos dias 29 e 30 de Maio irá decorrer no Centro Multimeios de Espinho mais uma edição da conferência “Astronomia e Ciências Espaciais: Comunicação e Educação”, ACE 2010.

Esta conferência tem como principal objectivo olharmos para o futuro, numa altura em que formalmente já se encerrou o AIA2009. Perspectivar o futuro, passa obrigatoriamente por fazer um balanço deste ano internacional e fazer-se uma análise e avaliação criteriosa.

Em particular pretende-se com esta conferência:

– Partilhar experiências entre os diversos intervenientes e traçar rumos para o futuro, sobretudo no sentido de aproveitar as oportunidades que o Ano Internacional da Astronomia deixou em aberto.

– Analisar o legado de iniciativas e actividades promovidas a nível nacional.

– Fortalecer a “network” de promoção e divulgação em Astronomia.

– Discutir de que forma muito dos projectos, nomeadamente os projectos chave, deverão ser re-equacionados por forma lhes dar continuidade.

No seguimento de anteriores edições, trata-se de uma conferência que tem como público-alvo astrónomos profissionais e amadores, educadores, professores, jornalistas, comunicadores de ciência, entre outros. A presente edição é ainda dedicada a todos os promotores de iniciativas do AIA2009, a quem se sugere a apresentação de comunicações que permitam dar a ideia das iniciativas que, localmente, promoveram.

Todos os interessados deverão fazer a sua inscrição no site http://ace2010.multimeios.pt/ . A inscrição na conferência é inteiramente gratuita. Para a conferência estão ainda disponíveis apoios para a deslocação e estadia, em particular aos promotores de actividades do AIA nas suas instituições. Queiram nesse sentido contactar o secretaria do AIA2009 para mais informações, através do email [email protected]

O ACE 2010 é organizado pelo Centro Multimeios de Espinho e a Sociedade Portuguesa de Astronomia.

Permitimo-nos ainda referir que quem desejar ainda responder aos inquéritos de avaliação do AIA2009, poderá fazê-lo até 1 de Maio.
O relatório final do AIA2009 incluirá a informação que nos for fornecida pelas entidades na resposta ao inquérito. A todos aqueles que já responderam, fica o nosso agradecimento.

Saudações cordiais,

João Fernandes
Coordenador Nacional do AIA2009

Vejam o programa, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights