Portugal Visto do Céu

Quatro portugueses lançaram este domingoum balão meteorológico, carregado de equipamento electrónico, que subiu até aos 35 km de altitude.O projecto, baptizado como ‘Spacebits’,permitiu aos quatro investigadores fotografar, a partir do céu, a superfície terrestre.

Podem ver o vídeo aqui.

O Spacebits nasceu, porque se encontraram ‘quatro pessoas curiosamente obcecadas por fazer um projecto semelhante a este’: conquistar os céus com a ajuda de um balão.
O director tecnológico do SAPO, Celso Martinho, um dos intervenientes no projecto recorda que ‘bastou ver o primeiro projecto amador deste tipo na Web há uns meses atrás para terum «click» e meter na cabeça que haveria de fazer o mesmo por estas bandas’.
Recorrendo apenas aos seus próprios recursos, os quatro investigadores na área das novas tecnologias desenvolveram o projecto até ao grande dia: ontem de manhã, lançaram finalmente, em Castro Verde, o balãometeorológico.
Carregado de hélio,o dispositivo atingiu os 35 quilómetros de altitude e,a partir do céu, recolheu fotografias. Junto com o balão, seguiram para o céu duas máquinas fotográficas de alta definição, bem como sensores que recolheram informações em tempo real, enviando-as também para a Internet.

portugal

Noticia retirada do SAPO Noticias.

1 comentário

  1. cienciahoje.ptOlá,

    Bem interessante!!! 🙂

    Já agora, a fotografia dos 4 (e mais alguma info), pode ser vista aqui:
    http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43032&op=all

    😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights